Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de adoptar práticas eficazes.
A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:
1• Avaliação contínua/periódica:
a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%
b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 50%
c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 40% (nota mínima obrigatória de 7 valores)
2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%
Resultados de Aprendizagem
Adquirir as competências necessárias que permitam on futuro aplicar estes formatos comunicacionais na atividade profissional de gestor de comunicação e/ou como parte integrante duma estratégia diferenciadora de comunicação empresarial. Aplicar as variáveis como formas alternativas de vinculação das mensagens comunicacionais junto dos diferentes públicos (interno e externo) e como parte integrante do plano de comunicação, podendo associá-las a atividades de cariz desportivo, social, cultural ou ambiental.
Programa
I – Os Eventos e a sua Importância na Comunicação Organizacional
• Definição e caracterização
• Importância estratégica e razões de crescimento dos eventos e benefícios empresariais
• Tipologia de eventos e resultados esperados
II – Etapas do Planeamento de Eventos
• Objetivos, Estratégia, Tema, Públicos Alvo
• Calendarização
• Orçamentação
III – Operacionalização do evento
• Recursos humanos e técnicos
• Divulgação do evento e noções de relações com os media
IV- Patrocínio
V – O mecenato
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardoso, J. (2004).Como Gerir Patrocínios com Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo
Costa, I., F. (2004),Marketing Cultural: O patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca., Editora Atlas Brasil
Duarte, J. D. O. (2009). Organização e Gestão de Eventos: Métodos e técnicas e a sua aplicação na atividade das empresas de eventos. (Dissertação: Monografia). Universidade Fernando Pessoa, Porto
Giacaglia, M. C. (2006a). Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. Pioneira Thomson Learning.
Giacaglia, M. C. (2006), Organização de eventos: teoria e prática. Pioneira Thomson Learning.
Isidoro, A., Simões, M., Saldanha S., Caetano, J. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo
Oliveira, S. M. T. (2016). Práticas de Planeamento e Organização de Eventos. (1ª ed.). Brasília: IFB – Instituto Federal de Brasília