Métodos de Ensino
Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates
Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudos de casos
Resultados de Aprendizagem
Introduzir o conceito de gestão gera e analisar as funções fundamentais da gestão e da sua interdependência;
Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores;
Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias;
Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa;
Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar;
Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia o ambiente e as formas de poder e controlo existentes;
Analisar as principais teorias sobre a motivação;
Analisar os diversos estudos sobe a liderança;
Descrever o processo de comunicação.
Programa
1 – As organizações e a gestão
1.1 – O estudo das organizações: Conceito e âmbito de organização.
1.2- O individuo e as organizações: a gestão e os gestores.
1.3 – A evolução da Gestão; as teorias da administração
1.4 – Tipos e modelos de organização
1.5 – As funções da gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo
2 – Organização e processo
3 – A estrutura das Organizações
4 – Coordenação e controlo
5 – A empresa enquanto organização
5.1 – Conceito de empresa
5.2 – Objetivos da empresa
5.3 – Recursos e capacidades da empresa
5.4 – A empresa e o meio envolvente
5.5 – Classificação de empresas
5.6- Aspetos estruturantes da empresa
6 – Análise, formulação, Planeamento e gestão estratégica.
7 – A Motivação, a Liderança e a Comunicação
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais. 2ª edição. Edições Sílabo. Lisboa.
Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria Rosário.; Sousa, Ivo.; Negas, Mário (2014) “Gestão das Organizações:
Uma abordagem Integrada e Prospetiva” Edições Sílabo
Costa, T. (2013). Gestão Contemporânea – Princípios, Tendências e Desafios. Edições Sílabo. Lisboa.
Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2013). Business Essentials, 9th edition. Prentice-Hall.
Ferreira, H., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., & Rodrigues, M. , Fundamentos de marketing, (2012).
Edições Sílabo, 2ª edição
Ferreira, Manuel; Reis, Nuno; Santos, João; Marques, Tânia (2010), Gestão Empresarial, Lidel – edições técnicas, Lda.
Firmino, M. (2010). Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais, 4ª Edição. Lisboa: Escolar Editora
Reis, F. & Silva, M. J. (2012). Princípios de Gestão. 1ª edição. Edições Sílabo. Lisboa. Teixeira, Sebastião , (2013), Gestão das organizações, McGraw-Hill, 3ª ed.