Organização e Gestão de Eventos

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base recomendados estarão relacionados com a sensibilização dos estudantes para importância de valorizar componentes como: o planeamento, a implicação e envolvimento das equipas de trabalho, a importância de saber definir especificamente os objetivos dos eventos, a sensibilização para os componentes relacionados com a orçamentação do evento, bem como o papel fundamental de uma boa comunicação do mesmo. Aspetos relacionados com a eficácia da comunicação, bem como a criatividade, as  competências comunicacionais e avaliação dos eventos são conhecimentos a valorizar.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, combinando metodologias expositivas com a análise e discussão de casos práticos, a realização de trabalhos práticos de aplicação de conhecimentos e de técnicas (de organização de eventos) e a apresentação e discussão de projetos dos alunos em aula.

 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos compreendam a importância dos eventos no contexto do funcionamento estratégico das organizações, bem como que sejam capazes de planear eventos, quer enquanto instrumentos da política comunicacional da empresa quer como veículos de comunicação de marketing. As competências a desenvolver incidem na capacidade de planear, organizar, concretizar, divulgar e avaliar eventos que se articulem com os objetivos organizacionais. Assessorar a direção sobre boas práticas de promoção e organização de eventos, aplicar práticas de organização de eventos e técnicas de comunicação na sua divulgação são outros objetivos específicos.

Programa

 I – Os Eventos no Composto da Comunicação Organizacional

• Definição e caracterização

• Importância estratégica

• Razões de crescimento dos eventos e benefícios empresariais

• Articulação com os objetivos organizacionais

• Tipologia de eventos e resultados esperados

II – Etapas do Planeamento de Eventos

• Objetivos • Estratégia • Tema • Públicos

• Modelos de organização de eventos e critérios na tomada de decisão

• Calendarização

• Orçamentação: Fornecedores, parceiros, patrocinadores e mecenas

III – Operacionalização do evento

• Recursos humanos e técnicos

• Princípios de protocolo empresarial

• Divulgação do evento e noções de relações com os media

IV- Avaliação do Evento

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amaral, I. (2008). Imagem e Sucesso. Guia de Protocolo para Empresas.  Lisboa: Verbo.

Caetano, J.; Rasquilha, L. (2005). Gestão da Comunicação. Lisboa: Editores Quimera.

Cardia, W. (2004). Marketing e patrocínio esportivo. Porto Alegre: Bookman

Cardoso, J. (2004).Como Gerir Patrocínios com Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo

Costa, I., F. (2004). Marketing Cultural: O patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca.. Editora Atlas Brasil

Giacaglia, M. C. (2006a). Eventos: como criar, estruturar e captar recurso.  Pioneira Thomson Learning.

Giacaglia, M. C. (2006b). Organização de eventos: teoria e prática. Pioneira Thomson Learning.

Isidoro, A. M.; Simões, M. M.; Saldanha, S. D. e Caetano, J. (2013). Manual de organização e gestão de eventos. Lisboa: Edições Sílabo.

Kunsch, M. (2003), Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus Editorial.

Seekings, D. (1993). Como organizar conferências e reuniões. Lisboa: Editorial Presença.

Rodrigues, J. V; Dionisio, P. (2015).O MERCATOR da Língua Portuguesa. Lisboa: Publicações D. Quixote.

Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo- Planeamento e Organização. Da teoria à Prática. Lisboa: Edições Sílabo.