Métodos de Ensino
Métodos de Ensino:
Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos, aliado à aplicação de casos práticos preparados de acordo com os objetivos da unidade curricular.
Avaliação:
Avaliação Distribuída – Classificação obtida através da realização dos seguintes trabalhos práticos, e que substituem o exame da época normal, designadamente:
Realização e apresentação de um trabalho de investigação (50% da avaliação);
Arguição de um trabalho de investigação (20% da avaliação);
Análise de um texto científico (30% da avaliação).
Avaliação Final – Realização de exame. Serão aprovados os alunos com classificação final superior ou igual a 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem como objetivos específicos:
- Identificar: os fundamentos para a intervenção pública; a evolução das conceções sobre o papel do Estado na economia; a tipologia das modalidades de intervenção; os elementos essenciais da atividade administrativa.
- Distinguir e caraterizar os diferentes modelos de gestão pública.
- Reconhecer a natureza distintiva das organizações públicas e da gestão pública;
- Caracterizar os elementos essenciais das funções básicas da gestão aplicadas ao ambiente do sector público e às especificidades do quadro normativo português.
- Descrever os modelos de governação na administração pública portuguesa, nos domínios da reforma administrativa.
Em suma, face aos objetivos expostos, as competências a adquirir pelos alunos são:
- capacidade de reconhecer as singularidades da organização e gestão pública, em geral e para o caso português em particular;
- capacidade de investigar um tema particular no âmbito concreto da gestão pública portuguesa.
Programa
Tema 1 | Estado: papel e funções
1.1 | Funções do Estado e modalidades de intervenção;
1.2 | A atividade administrativa pública.
Tema 2 | A Natureza Distintiva das Organizações Públicas e da Gestão Pública
2.1 | Características únicas das entidades públicas e da sua gestão;
2.2 | Os desafios que se impõem às organizações públicas;
2.3 | O papel dos dirigentes públicos.
Tema 3 | A Gestão Pública
3.1 | Conceito, caraterísticas e restrições;
3.2 | Os diferentes modelos de gestão pública:
A. Paradigma Clássico da Administração Pública;
B. New Public Management;
C. Governance.
3.3 | A Reforma Administrativa em Portugal e os modelos de Gestão Pública.
Tema 4 | Planeamento e Avaliação num Contexto Público
4.1 | Os elementos essenciais das funções básicas da gestão;
4.2 | Planeamento: a importância da estratégia na decisão e nas políticas públicas;
4.3 | A avaliação do desempenho e os indicadores de gestão no Sector público.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Araújo, J. F. F. E., & Silvestre, H. C. (2013). Coletânea em Administração Pública. Lisboa: Escolar Editora.
Azevedo, A. (2008). Administração Pública Modernização Administrativa – Gestão e Melhoria dos Processos Administrativos CAF e SIADAP. Porto: Vida Económica.
Carapeto, A. C. C., & Fonseca, M. D. F. (2014). Administração pública: modernização, qualidade e inovação, 3ª Edição. Lisboa, Editora Sílabo.
Corte-Real, I. (2008). Public management reform in Portugal: successes and failures. International Journal of Public Sector Management, 21(2), 205.
Denhardt, J. V., & Denhardt, R. B. (2007). The new public service: Serving, not steering. ME Sharpe.
Fonseca, F., & Carapeto, C. (2009). Governação, inovação e tecnologias: O estado rede e a administração pública do futuro. Lisboa: Edições Sílabo.
Madureira, C., & Ferraz, D. (2014). The need of a XXI century governance paradigm for public administration: the specific case of Portugal. Public Policy and Administration, 31, p. 35-48.