Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos em gestão
Métodos de Ensino
Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos.
O método anterior é complementado com o recurso ao método de Inquiry-based learning ou aprendizagem por pesquisa, na medida que os alunos são direcionados para a elaboração de trabalhos de investigação e análise de artigos de cariz científico.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem como objetivos específicos:
- Identificar: os fundamentos para a intervenção pública; a evolução das conceções sobre o papel do Estado na economia; a tipologia das modalidades de intervenção; os elementos essenciais da atividade administrativa.
- Distinguir e caraterizar os diferentes modelos de gestão pública.
- Reconhecer a natureza distintiva das organizações públicas e da gestão pública;
- Caracterizar os elementos essenciais das funções básicas da gestão aplicadas ao ambiente do sector público e às especificidades do quadro normativo português.
- Descrever os modelos de governação na administração pública portuguesa, nos domínios da reforma administrativa.
Em suma, face aos objetivos expostos, as competências a adquirir pelos alunos são:
- capacidade de reconhecer as singularidades da organização e gestão pública, em geral e para o caso português em particular;
- capacidade de investigar um tema particular no âmbito concreto da gestão pública portuguesa.
Programa
Tema 1 | Estado: papel e funções
1.1 | Funções do Estado e modalidades de intervenção;
1.2 | A atividade Administrativa Pública.
Tema 2 | A Natureza Distintiva das Organizações Públicas e da Gestão Pública
2.1 | Características únicas das entidades públicas e da sua gestão;
2.2 | Os desafios que se impõem às organizações públicas;
2.3 | O papel dos dirigentes públicos.
Tema 3 | A Gestão Pública
3.1 | Conceito, caraterísticas e restrições;
3.2 | Os diferentes modelos de gestão pública:
A. Paradigma Clássico da Administração Pública;
B. New Public Management;
C. Governance.
3.3 | A Reforma Administrativa em Portugal e os modelos de Gestão Pública.
Tema 4 | Planeamento e Avaliação num Contexto Público
4.1 | Os elementos essenciais das funções básicas da gestão;
4.2 | Planeamento: a importância da estratégia na decisão e nas políticas públicas;
4.3 | A avaliação do desempenho e os indicadores de gestão no Sector público.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental
Araújo, J. F. F. E., Silvestre, H. C. (2013). Coletânea em Administração Pública. Lisboa: Escolar Editora.
Azevedo, A. (2008). Administração Pública Modernização Administrativa – Gestão e Melhoria dos Processos Administrativos CAF e SIADAP. Porto: Vida Económica.
Carapeto, A. C. C., Fonseca, M. D. F. (2014). Administração pública: modernização, qualidade e inovação, 3ª Edição. Lisboa: Editora Sílabo.
Crantschaninov, Tamara Ilinsky (2019). Introdução à gestão pública. São Paulo: Senac.
Dias, Reinaldo (2017). Gestão pública: Aspectos atuais e perspectivas para atualização. São Paulo, Atlas.
Fonseca, F., Carapeto, C. (2009). Governação, inovação e tecnologias: O estado rede e a administração pública do futuro. Lisboa: Edições Sílabo.
Pollitt, C., Bouckaert, G. (2017). Public management reform: A comparative analysis-into the age of austerity. Oxford: Oxford University Press.
Santos, Clezio Saldanha dos (2017). Introdução à Gestão Pública, 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva.
Silvestre, H. C. (2010). Gestão pública: modelos de prestação no serviço público. Lisboa: Escolar Editora.
Bibliografia Complementar
Corte-Real, I. (2008). Public management reform in Portugal: successes and failures. International Journal of Public Sector Management, 21(2), 205.
Denhardt, J. V., & Denhardt, R. B. (2007). The new public service: Serving, not steering. ME Sharpe.
Madureira, C., & Ferraz, D. (2014). The need of a XXI century governance paradigm for public administration: the specific case of Portugal. Public Policy and Administration, 31, p. 35-48.
OECD. Observatory of Public Sector Innovation (2017). Working with Change Systems approaches to public sector challenges. [Paris]: OECD.