Organização e Gestão Pública

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em gestão

Métodos de Ensino

Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos.

O método anterior é complementado com o recurso ao método de Inquiry-based learning ou aprendizagem por pesquisa, na medida que os alunos são direcionados para a elaboração de trabalhos de investigação e análise de artigos de cariz científico.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular tem como objetivos específicos:

  • Identificar: os fundamentos para a intervenção pública; a evolução das conceções sobre o papel do Estado na economia; a tipologia das modalidades de intervenção; os elementos essenciais da atividade administrativa.
  • Distinguir e caraterizar os diferentes modelos de gestão pública.
  • Reconhecer a natureza distintiva das organizações públicas e da gestão pública;
  • Caracterizar os elementos essenciais das funções básicas da gestão aplicadas ao ambiente do sector público e às especificidades do quadro normativo português.
  • Descrever os modelos de governação na administração pública portuguesa, nos domínios da reforma administrativa.

 

Em suma, face aos objetivos expostos, as competências a adquirir pelos alunos são:

  • capacidade de reconhecer as singularidades da organização e gestão pública, em geral e para o caso português em particular;
  • capacidade de investigar um tema particular no âmbito concreto da gestão pública portuguesa.

Programa

Tema 1 | Estado: papel e funções
1.1 | Funções do Estado e modalidades de intervenção;
1.2 | A atividade Administrativa Pública.

Tema 2 | A Natureza Distintiva das Organizações Públicas e da Gestão Pública
2.1 | Características únicas das entidades públicas e da sua gestão;
2.2 | Os desafios que se impõem às organizações públicas;
2.3 | O papel dos dirigentes públicos.

Tema 3 | A Gestão Pública
3.1 | Conceito, caraterísticas e restrições;
3.2 | Os diferentes modelos de gestão pública:
           A. Paradigma Clássico da Administração Pública;
           B. New Public Management;
           C. Governance.
3.3 | A Reforma Administrativa em Portugal e os modelos de Gestão Pública.

Tema 4 | Planeamento e Avaliação num Contexto Público
4.1 | Os elementos essenciais das funções básicas da gestão;
4.2 | Planeamento: a importância da estratégia na decisão e nas políticas públicas;
4.3 | A avaliação do desempenho e os indicadores de gestão no Sector público.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Fundamental

Araújo, J. F. F. E., Silvestre, H. C. (2013). Coletânea em Administração Pública. Lisboa: Escolar Editora.

 

Azevedo, A. (2008). Administração Pública Modernização Administrativa – Gestão e Melhoria dos Processos Administrativos CAF e SIADAP. Porto: Vida Económica.

 

Carapeto, A. C. C., Fonseca, M. D. F. (2014). Administração pública: modernização, qualidade e inovação, 3ª Edição. Lisboa: Editora Sílabo.

 

Crantschaninov, Tamara Ilinsky (2019). Introdução à gestão pública. São Paulo: Senac.

 

Dias, Reinaldo (2017). Gestão pública: Aspectos atuais e perspectivas para atualização. São Paulo, Atlas.

 

Fonseca, F., Carapeto, C. (2009). Governação, inovação e tecnologias: O estado rede e a administração pública do futuro. Lisboa: Edições Sílabo.

 

 

Pollitt, C., Bouckaert, G. (2017). Public management reform: A comparative analysis-into the age of austerity. Oxford: Oxford University Press.

 

Santos, Clezio Saldanha dos (2017).  Introdução à Gestão Pública, 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva.

 

Silvestre, H. C. (2010). Gestão pública: modelos de prestação no serviço público. Lisboa: Escolar Editora.

 

 

Bibliografia Complementar

Corte-Real, I. (2008). Public management reform in Portugal: successes and failures. International Journal of Public Sector Management, 21(2), 205.

 

Denhardt, J. V., & Denhardt, R. B. (2007). The new public service: Serving, not steering. ME Sharpe.

 

Madureira, C., & Ferraz, D. (2014). The need of a XXI century governance paradigm for public administration: the specific case of Portugal. Public Policy and Administration, 31, p. 35-48.

 

OECD. Observatory of Public Sector Innovation (2017). Working with Change Systems approaches to public sector challenges. [Paris]: OECD.