Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas alternam entre a apresentação de e discussão de conteúdos e a elaboração de trabalho prático sobre problemas espaciais dos atuais dos territórios. A aquisição de conhecimente será avaliada pela elaboração de um exame (conteúdos) e pela qualidade e grau de desenvolvimento do trabalho prático. Os trabalhos práticos devem ser apresentados perante os colegas e convidados externos convidados.
Resultados de Aprendizagem
a. Capacidade para resolver problemas de planeamento do território.
b. Capacidade de desenvolver, apresentar e discutir trabalhos de planeamento do território.
c. Conhecimento de conceitos, metodologias e técnicas de planeamento de equipamentos coletivos e de rotas de serviços de transporte.
Programa
1. Desafios atuais de Ordenamento do Território. Como os problematizar? Desafios suscetíveis de otimização.
2. Planeamento de equipamentos colectivos – Noções essenciais; Tipologia; Papel do setor público; Diferença
para o setor privado.
3. Técnicas de otimização – O software de otimização CPLEX-IBM; Formulações do problema de localização (pmediana,
máxima cobertura, p-center, minimização de custos).
4. Rotas de serviços de transportes – Noções essenciais; Introdução aos problemas de roteamento (VRP &
TSP).
5. Métodos de resolução – Modelação fraca; Algoritmos de resolução (guloso ou greedy, branch-and-bound,
simulating annealing).
6. Introdução a modelos avançados – Modelos dinâmicos; Modelos hierárquicos; Modelos de localização hubs.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Antunes, A.P. (2006). Lições de Planeamento de Equipamentos Colectivos. Universidade de Coimbra
Carvalho, J.; Marinho, R. (2013). Planeamento de Equipamentos Locais. Ed. Jorge Carvalho. https://ordenaracidade.org/trabalhos/#planeamento-de-equipamentos-locais
Daskin, M. S. (1995). Network and Discrete Location: Models, Algorithms and Applications. Wiley.