Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de biologia e de química
Métodos de Ensino
Aulas teóricas em sala de aula.
Apresentação das aulas com recurso a power point.
Apresentação e discussão de casos clínicos reais versando a matéria dada na aula, promovendo assim o raciocínio clinico por parte do aluno e uma mais fácil aprendizagem.
Discussão de artigos clínicos para uma maior e melhor compreensão da matéria lecionada. Promovendo-se assim uma facilidade na interpretação de artigos assim como a discussão em grupo das mesmos. Procura-se assim ainda uma sedimentação dos conhecimentos da disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os mecanismos que relacionam as patologias com a Nutrição
Identificar as doenças em cujos fatores de risco se inclui a Nutrição
Saber identificar os sinais e sintomas mais importantes nas doenças relacionadas com a Nutrição
Saber reconhecer as alergias mais frequentes nomeadamente em idade pediátrica por alérgenos alimentares e conduta a seguir
Programa
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA
MAGREZA
DOENÇAS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR
ANOREXIA NERVOSA/BULIMIA NERVOSA/BINGE EATING DISORDERS
OBESIDADE
COMPLICAÇÕES
DIABETES MELLITUS
COMPLICAÇÕES
TRATAMENTO
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
DISLIPIDEMIAS
HIPERTENSÃO ARTERIAL OSTEOPOROSE
DOENÇA RENAL CRÓNICA E AGUDA:
ETIOLOGIA E TRATEMNTO FARMACOLÓGICO E DIETÉTICO
ANEMIA E ALIMENTAÇÃO
DOENÇAS GASTROINTESTINAIS
DIETÉTICA APLICADA AO IDOSO
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
– Buja LM, Krueger GRF. Atlas de Patologia Humana de Netter. ISBN 85-363-0742-0.
– Cooke Robin A.;Colour atlas of anatomical pathology. ISBN: 0-443-05062-7.
– Kumar Vinay 340;Robbins basic pathology. ISBN: 0-7216-9274-5.
Secundária:
-Artigos e textos indicados durante as aulas.