Patologia Geral

Métodos de Ensino

A disciplina de patologia geral será lecionada utilizando como metodologia base a apresentação teórica da semiologia clínica relevante para cada uma das entidades nosográficas que serão ilustradas, sempre que possível, com elementos iconográficos e complementadas por resumos de casos clínicos.
Serão efetuadas duas frequências, a meio e no final do semestre.
– Os alunos que não obtiverem o mínimo de 5 numa das frequências, terão que se apresentar a exame.
– Os alunos que não obtiverem média igual ou superior a 9,5 valores, em ambas as frequências, terão de se apresentar a exame.
A nota final estará sujeita a ajustes tendo em conta a participação dos alunos no decorrer das aulas

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Patologia de todos os sistemas humanos
– Distinção entre a função normal e a anómala de todos os sistemas do organismo
– Identificação, por sistema, dos processos patológicos mais frequentes a sua etiologia, epidemiologia, sintomas, sinais, prognóstico e tratamento
O aluno deve adquirir aptidões de:
– Reconhecimento e descrição dos sinais e sintomas das patologias mais frequentes
– Reconhecimento da relação entre sinais e sintomas
O aluno deve adquirir competências de:
– Reter e desenvolver conhecimentos de patologia
– Compreender os mecanismos patológicos relacionados com o ambiente
– Relacionar as patologias com a exposição dos indivíduos a agentes de risco

Programa

1. Ambiente – saúde e doença
2. Patologia infecciosa
3. Patologia respiratória
4. Patologia cardiovascular
5. Patologia do aparelho digestivo
6. Patologia endocrinológica
7. Patologia do rim e vias urinárias
8. Patologia do aparelho reprodutivo feminino e masculino
9. Doenças sexualmente transmisssíveis
10. Patologia osteoarticular
11. Doenças do sistema nervoso central

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Wilson JD. Harrison ́s Principles of Internal Medicine. 12th Edition. McGraw-Hill.
– John E. Craighead. Pathology of Environmental and Occupational Disease. 1st Edition.
– Terney LM. Current Medical Diagnosis e Treatment. McGraw-Hill.
– Dan Longo, Anthony Fauci, Dennis Kasper, Stephen Hauser, J. Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison’s Principles of Internal Medicine, Principles of Internal Medicine, 18th Edition (2011).
– Stephen J. McPhee, Maxine Papadakis, Michael W. Rabow, CURRENT Medical Diagnosis and Treatment 2012, Fifty-First Edition (lange Current Series), McGrawHill, 2011.