Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Tendo em conta a tipologia T/P da UC o seu desenvolvimento implicará o recurso a metodologias que favoreçam a análise crítica e reflexiva, como análise de textos, documentos e vídeos, análise de casos práticos, análise conjunta de perguntas pedagógicas. Estas estratégias articular-se-ão com explanações para aprofundamento científico das áreas de conteúdo do programa.
Os/as estudantes poderão optar pela avaliação de frequência ou por exame. A avaliação de frequência compreenderá a realização de diversas tarefas ao longo do semestre e uma prova individual de avaliação de conhecimentos que ocorrerá no final do semestre. No caso dos/as estudantes que optem pela avaliação de frequência a classificação final será a média ponderada de: Qualidade da participação e das tarefas desenvolvidas ao longo do processo – 60%; Classificação obtida em prova de avaliação pontual – peso 40%.
Resultados de Aprendizagem
Nesta UC pretende-se que os/as estudantes aprofundem saberes teóricos e práticos relevantes para o trabalho em creche, capacitando-os/as para o reconhecimento da sua dimensão educativa e para a construção da ação pedagógica. No final da UC o/a estudante:
– Identifica as características da intervenção educativa em creche;
– Distingue as especificidades pedagógicas e curriculares dessa intervenção;
– Conhece as conclusões relevantes da investigação acerca dos efeitos da creche;
– Conhece as orientações políticas nacionais e internacionais, e usa essa informação de forma crítica na análise e compreensão da realidade;
– Conhece os principais referenciais pedagógicos e curriculares, deles retirando orientações para a ação concreta em contexto de creche.
Programa
1. A infância como construção social e o estudo do desenvolvimento;
2. Educação e Cuidados na primeira infância: Educar e cuidar na infância – definição de conceitos. A educação não parental e o estudo dos seus efeitos. Os serviços de educação e cuidados para a 1ª infância – dados da investigação e orientações políticas a nível nacional e internacional;
3. Pedagogia(s) da creche: Os programas de qualidade para as crianças pequenas Finalidades e intencionalização educativa em creche Referenciais pedagógicos para o trabalho em creche.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 60.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e diversidade Porto: Porto Editora.
UNICEF (2008). A transição dos cuidados na primeira infância. UNICEF. Centro de Pesquisa Innocenti. Report Card 8
Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche. Disponível em www.cnis.pt