Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O enquadramento T é concretizado recorrendo a apresentações powerpoint, exposição oral, questionamento individual e indicação de documentos para estudo. O TP através do apoio individual no desenvolvimento dos trabalhos de preparação, produção e operacionalização da sessão de microensino (SME). O PL através da utilização de sistemas de observação, treino de observação, competências pedagógicas e simulação de situações de ensino com recurso a técnicas de intervenção pedagógica.
A avaliação continua ou periódica (AC/P) ou exame (AE)
AC/P
Participação presencial – 10%
Trabalho laboratorial – 30%
Relatório – 20%
Teste – 40 %
AE:
Exame – 100%;
Resultados de Aprendizagem
1. Conceção e planificação de projetos de cariz pedagógico, que permitam definir objetivos gerais, objetivos específicos, estratégias e técnicas de planificação e programação do ensino em diferentes contextos;
2. Implementação de processos de ensino em diferentes contextos de intervenção pedagógica (educativo, recreativo e desportivo);
3. Planeamento e operacionalização de actividades de ensino-aprendizagem utilizando os conhecimentos e técnicas pedagógicas ajustadas às matérias/conteúdos que reflitam uma tomada de decisão baseada na análise das suas características intrínsecas, do nível do praticante e do contexto;
4. Produção de investigação e identificação das necessidades de auto-formação, que permitam escolhas adequadas de formação permanente e aprendizagem ao longo da vida e de inovação em contextos de intervenção pedagógica.
Programa
1. Enquadramento histórico e conceptual: modelos de estudo e investigação 2. Valores e ética em desporto.
3. Formação pessoal e social em educação física e desporto (EFD).
4. Intervenção pedagógica em EFD
4.1. Técnicas de gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos; 4.2. Técnicas de instrução;
4.3. Técnicas de clima e disciplina;
4.4. Gestão da segurança.
5. Gestão do tempo e da administração da sessão: 5.1. Planificação e organização de unidades de ensino;
5.2. Técnicas de gestão de tempo.
6. Técnicas de instrução:
6.1. Otimização da transmissão e gestão da informação;
6.2. Estratégias, métodos e técnicas de desenvolvimento da sessão; 6.3. A utilização de materiais didáticos;
6.4. Feedback pedagógico.
7. A otimização das relações interpessoais.
8. Controlo disciplinar: a indisciplina
9. Estilos de ensino.
10. A competência de diagnóstico e prescrição em desporto.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho de síntese - 20.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Armour,K. (2011). Sport Pedagogy. An Introduction for Teaching and Coaching. Abingdon: Routledge.
Bento, J., Garcia, R., & Amândio, G. (1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Horizonte.
Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. Lisboa: Horizonte.
Rodrigues, J., Sarmento, P., Rosado, A ., Veiga, A., Ferreira, V., & Moreira, L. (1998). Quadro Conceptual da Investigação Pedagógica em Desporto. Lisboa: FMH.
Rosado, A. (1997). Observação e Reacção à Prestação Motora. Lisboa: FMH.
Rosado, A. (1998). Nas Margens da Educação Física e do Desporto. Lisboa: FMH.
Sarmento, P., Rosado, A., Rodrigues, J., Ferreira, V., & Leça, A. (1998). Pedagogia do Desporto II. Lisboa: FMH. Siedentop, D. (1983). Developing teaching skills in physical education. CA: Mayfield.
Siedentop, D. (1994). Sport Education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.