Planeamento, Controlo e Direção de Operações

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a especificar.

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada nas aulas teórico-práticas inclui, para cada tema, 4 etapas distintas. Na 1ª contextualizam-se os alunos com um resumo da evolução recente, ao que se segue a apresentação teórica da situação e metodologias actuais optando-se pelo método expositivo e inquisitivo. Na 3ª fase mostra-se como aplicar os conhecimentos transmitidos através da apresentação de exemplos resolvidos, relatos de situações reais e resolução de exercícios. Na última fase os alunos elaboram trabalhos práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa, em grupo, fomentando o trabalho em equipa.
Haverá aulas dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da resolução dos trabalhos. 

 

Resultados de Aprendizagem

pretende desenvolver a capacidade de planear, organizar, dirigir, executar, acompanhar e controlar e fiscalizar a
concretização dos mais variados projetos.
C.Genéricas: análise e compreensão do problema, seleção da metodologia de resolução e consequente aplicação;
avaliação crítica dos resultados, procura de alternativas e apresentação de resultados de acordo com critérios
predefinidos.
C.Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão relacionados com as necessidades de
planeamento, a elaboração de planos de trabalhos e a sua optimização em função dos recursos disponíveis;
Desenvolvimento das competências necessárias à definição das infraestruturas de apoio, ao controlo da evolução da
concretização do projetos, à gestão de subempreitadas e de trabalhos a menos e a mais em relação aos previstos
inicialmente, e elaboração de autos de medição mensais para suporte de eventuais pagamentos parciais.

Programa

1. Introdução

2. Preparação dos trabalhos de execução de um projeto 

3. Organização do estaleiro

Princípios a respeitar; Elaboração da planta de estaleiro; Seleção e gestão da contratação externa

4. Elaboração do plano de trabalhos

Definição de atividades; Atribuição de precedências; Cálculo das durações de cada atividade; Definição das equipas necessárias; Elaboração do plano de trabalhos; Definição do caminho crítico

5. Direção dos trabalhos de execução de um projeto 

6. Estudo do projeto

7. Elaboração de autos de medição

Cálculo dos trabalhos realizados; Cálculo do valor dos trabalhos realizados; Elaboração de faturas

8. Gestão de trabalhos a mais, a menos e não previstos

9. Controlo da evolução dos trabalhos

Estudo comparativo do realizado com o previsto; Elaboração de gráficos elucidativos

10. Encerramento administrativo dos trabalhos 

11. Perfil de um Diretor de Obra

Diretrizes principais

12. Realização de reuniões

Preparação e gestão de reuniões

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Legislação específica em vigor;

Excertos bibliográficos pontuais disponibilizados aos alunos no decorrer das aulas;

Textos de apoio elaborados pelo docente;

João Coutinho-Rodrigues, (2005), Gestão de Empreendimentos – A Componente de Gestão da Engenharia, Ediliber, Coimbra

A. Correia dos Reis, (2007), Organização e Gestão de Obras, Edições Técnicas ETL, Lda, Lisboa