Planeamento da Mobilidade

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendado que os alunos tenham conhecimentos prévios de estatística e sistemas de informação geográfica.

Métodos de Ensino

As aulas são destinadas à apresentação e discussão dos diferentes assuntos que compõem o programa da disciplina, incentivando uma aprendizagem ativa e participativa. O método expositivo será usado no sentido de promover o domínio de conceitos e princípios fundamentais do planeamento da mobilidade. A par do método expositivo, também será usado o método interrogativo no sentido de incrementar o espírito de reflexão. Neste contexto, é desejável que as respostas possam ser encontradas pela turma. Além disso, o método demonstrativo desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para a realização de tarefas. A resolução de problemas de cariz prático será decomposta em operações elementares. Nas fases sequentes à aplicação do método demonstrativo será aplicado o método ativo através da formulação de problemas práticos que possam ser resolvidos por todos os alunos.

 

Resultados de Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

a. Fornecer uma visão global e integrada das oportunidades e dos problemas decorrentes da transformação significativa que se tem verificado ao nível da mobilidade.

b. Capacidade de avaliar os níveis de mobilidade e acessibilidade do território.

c. Promover uma consciência e reflexão crítica dos alunos sobre a importância do planeamento da mobilidade, bem como das diversas políticas e instrumentos existentes (a diferentes escalas) neste domínio de atuação.

Programa

I – Importância do Planeamento da Mobilidade. Clarificação de conceitos.

II – Mobilidade e sistemas de transportes.

III – Modelos de avaliação de mobilidade e acessibilidade.

IV – Mobilidade e ordenamento do território.

V – Políticas e instrumentos nas áreas da mobilidade e acessbilidades desde a escala europeia à escala local.

VI – Desafios atuais e futuros do planeamento da mobilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. (2011). Rede Pedonal – Princípios de Planeamento e Desenho. Lisboa: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres

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