Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos tenham conhecimentos prévios de estatística e sistemas de informação geográfica.
Métodos de Ensino
As aulas são destinadas à apresentação e discussão dos diferentes assuntos que compõem o programa da disciplina, incentivando uma aprendizagem ativa e participativa. O método expositivo será usado no sentido de promover o domínio de conceitos e princípios fundamentais do planeamento da mobilidade. A par do método expositivo, também será usado o método interrogativo no sentido de incrementar o espírito de reflexão. Neste contexto, é desejável que as respostas possam ser encontradas pela turma. Além disso, o método demonstrativo desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para a realização de tarefas. A resolução de problemas de cariz prático será decomposta em operações elementares. Nas fases sequentes à aplicação do método demonstrativo será aplicado o método ativo através da formulação de problemas práticos que possam ser resolvidos por todos os alunos.
Resultados de Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a. Fornecer uma visão global e integrada das oportunidades e dos problemas decorrentes da transformação significativa que se tem verificado ao nível da mobilidade.
b. Capacidade de avaliar os níveis de mobilidade e acessibilidade do território.
c. Promover uma consciência e reflexão crítica dos alunos sobre a importância do planeamento da mobilidade, bem como das diversas políticas e instrumentos existentes (a diferentes escalas) neste domínio de atuação.
Programa
I – Importância do Planeamento da Mobilidade. Clarificação de conceitos.
II – Mobilidade e sistemas de transportes.
III – Modelos de avaliação de mobilidade e acessibilidade.
IV – Mobilidade e ordenamento do território.
V – Políticas e instrumentos nas áreas da mobilidade e acessbilidades desde a escala europeia à escala local.
VI – Desafios atuais e futuros do planeamento da mobilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Banister, D. (2008). The sustainable mobility paradigm. Transport policy, 15(2), 73-80.
Calderón, F., & Miller, E. J. (2020). A literature review of mobility services: definitions, modelling state-of-the-art, and key considerations for a conceptual modelling framework. Transport Reviews, 40(3), 312-332.
Dhanani, A., Tarkhanyan, L., & Vaughan, L. (2017). Estimating pedestrian demand for active transport evaluation and planning. Transportation research part A: policy and practice, 103, 54-69.
Geurs, K. T., & Van Wee, B. (2004). Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: review and research directions. Journal of Transport geography, 12(2), 127-140.
Levine, J. (2020). A century of evolution of the accessibility concept. Transportation research part D: transport and environment, 83, 102309.
Governo de Portugal (2014) Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas. Documento Técnico, 121p.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. (2011). Rede Ciclável – Princípios de Planeamento e Desenho. Lisboa: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. (2011). Rede Pedonal – Princípios de Planeamento e Desenho. Lisboa: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. (2011). Transportes Partilhados. Lisboa: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Stussi, R., Babo, A., & Ribeiro, S. (2011). Acessibilidade, mobilidade e logística urbana. Lisboa, DGOT-DU, Série Política de Cidades,(6).