Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de acompanhamento dos trabalhos de grupo,
iii) workshops com participação ativa dos alunos;
A avaliação contínua terá em conta: Um trabalho de grupo, a apresentar no final do semestre, que terá um peso total de 50% na nota final; e duas componentes individuais: uma frequência, que terá um peso de 25% na nota final e a participação nos workshops e respetivas atividades (com o peso de 25%) – nota mínima de 7,5 valores em cada uma das componentes
A avaliação por exame terá em conta: Um exame a realizar no final do semestre, que terá o peso de 50%; um trabalho (Plano de Ações de Relações Públicas), que terá um peso global de 50%. Nota mínima de 7,5 em cada um dos componente e os alunos que optem por esta modalidade, devem discutir o trabalho com a docente em data prévia do dia do exame.
Resultados de Aprendizagem
– Conceber acções de comunicação em função de objectivos da organização e dos destinatários;
– Conceber e organizar eventos, gerir a sua concretização controlando custos e protocolo
– Conceber e gerir conteúdos e suportes de comunicação externa
– Usar conceitos, paradigmas e modelos básicos da Teoria das Relações Públicas
Programa
Parte I: Plano de Relações Públicas – possibilidades, fronteiras e aplicações
1. As Etapas do planeamento de acções de Relações Públicas:
a. As possibilidades de acções em RP
2. Organização de eventos
> workshop sobre organização de eventos
3. Comunicação socialmente responsável
a. Comunicação ambiental
b. Comunicação com a comunidade
> workshop sobre comunicação socialmente responsável
4. Comunicação Cultural
> análise de casos de sucesso
Parte II: Elaboração do plano de Relações Públicas: A especificidade da comunicação digital
a. Conteúdos para plataformas digitais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 25.0%
- - Participação em Workshops - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Allen, J. (2000). Event planning: the ultimate guide to successful meetings, corporate events, fundraising galas, conferences, conventions, incentives and other special events. John Wiley & Sons.
Amaral, I. (2018). Imagem e Sucesso: guia de protocolo para empresas. Verbo
Libaert, T. (2017). Le Plan de Communication. Définir et organiser votre stratégie de Communication. Dunod
Gregory A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. London. Kindle E
Kunsch, M. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”. Summus Editorial.
Lendrevie et al (2018). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Publicações Dom Quixote.
Xifra, J. & Lalueza, F. (2009). Casos de Relaciones Públicas e Comunicación Corporativa. Pearson Educacion
Smith. R. R. (2021). Stratégic Planing for Public Relations. Routeledge
Xifra, J. (2014). Manual de relaciones públicas e institucionales. Editorial Tecnos