Planeamento e Avaliação de Refeições

Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos é desenvolvida segundo um modelo teórico com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utiliza-se uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática através da elaboração e concretização da matriz prática.
Todos os materiais de estudo e consulta são disponibilizados (material bibliográfico e cópia do material usado como suporte à exposição).
Avaliação contínua – os alunos são avaliados através de: três trabalhos de grupo escritos (60%), no âmbito da avaliação e construção de ementas e fichas técnicas e de um teste escrito (40%), de avaliação de conhecimentos, constituído por perguntas que avaliam a extensão e profundidade de conhecimentos teóricos adquiridos. A aprovação UC é obtida com uma classificação superior ou igual a 9.5 valores.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os conceitos e as linhas orientadoras para o planeamento de ementas em diversos contextos;
2. Compreender os procedimentos e etapas envolvidos no planeamento de ementas;
3. Identificar as principais dificuldades na elaboração de ementas e possíveis estratégias para ultrapassar essas dificuldades;
4. Planear uma ementa aplicando as orientações para a elaboração de ementas em diversos contextos;
5. Compreender e aplicar os princípios/metodologias e ferramentas para a avaliação de ementas;
6. Conhecer os princípios orientadores para adaptação da ementa geral para ementas específicas;
7. Identificar estratégias para implementação e melhoria da aceitação de planos de ementas.

Programa

Matriz Teórica
A. Princípios e linhas orientadoras para a elaboração de um plano de ementas escolares
B. Princípios e linhas orientadoras para a elaboração de um plano de ementas hospitalares
C. A. Princípios e linhas orientadoras para a elaboração de um plano de ementas em instituições de solidariedade social
D. Capitações dos Géneros Alimentícios ajustados às faixas etárias e grupos populacionais
E. Principios/metotodologias e ferramentas de avaliação e monitorização de planos de ementas
Matriz Prática
A. Planeamento de ementas e elaboração de fichas técnicas em contexto escolar
B. Planeamento de ementas e elaboração de fichas técnicas em contexto hospitalar
C. Avaliação e monitorização de planos de ementas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Tincher, L. Morgan J. Dietetic Services Diet Manual. Healthcare Management Composite 2007
Scottish Government. Food in Hospitals. National Catering and Nutrition Specification for Food and Fluid Provision in Hospitals in Scotland. Scottish Government 2008
Gomes et al. (2016). Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar: Fundamentos, Consensos e Reflexões. Associação Portuguesa dos Nutricionistas, FCNAUP 2.ª edição. Porto.
Council of Europe Committee of Ministers. Resolution ResAP (2003)3 on food and nutritional care in hospitals. CE, 2003
CDP (2011). School health guidelines to promote healthy eating and physical activity. MMWR; 60(RR5).76p.P
Álvares (2008). Livro blanco de la alimentación escolar. Madrid: McGraw-Hill.
Baptista (2006). Educação Alimentar em Meio escolar. Referencial para uma Oferta Alimentar Saudável. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular – Ministério da Educação.