Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.
A avaliação continua compreende a realização de um trabalho individual (10%), um trabalho de grupo (40%) e um teste individual (40%). A participação e a realização de atividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.
O exame final a esta disciplina é composto por um teste escrito (50%) e por um trabalho com a mesma ponderação.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir as competências necessárias que permitam efetuar o processo de planeamento estratégico da empresa, das unidades de negócio e dos diferentes produtos.
Programa
1. Estratégia, noções e conceitos
1.1. Definições
1.2. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico
1.3. O plano estratégico vs. plano de marketing
2. Análise estratégica
2.1. Análise PESTE
2.2. Análise de mercado
2.2.1. A atractividade da Industria e o modelo de 5 forças de Porter
2.3. Análise interna
2.4. Análise SWOT
3. Objectivos
4. Definição da estratégia
4.1. Produtos/mercados
4.2. Integração vertical
4.3. Diversificação
4.4. Desenvolvimento empresarial
4.5. Internacionalização
5. A implementação da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho individual - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CRUZ, F. & CRESPO DE CARVALHO, J. (2014). Manual de estratégia, conceitos, prática e roteiro. Lisboa: Edições Sílabo.
CARVALHO, L. et al., (2014). Gestão das organizações- uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo.
DAVID, F. (2017). Strategic Management, a competitive advantage approach, concept and cases. London: Pearson education.
FREIRE, A., (2002). Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo.
KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.
MAUBORGNE, R. e CHAN KIM, W., (2016). A estratégia do oceano azul – Como criar mais mercado e tornar a concorrência irrevelante. Lisboa: Actual editora.
MINTZBERG, H. (2005). O processo da estratégia, Conceitos, contextos e casos selecionados (4ª Edição). Porto Alegre: Bookman Editora.
TZU, S. (2009). A arte da guerra. Lisboa: Bertrand Editora