Planeamento Estratégico e Coesão Territorial

Conhecimentos de Base Recomendados

Ao longo do período de letivo, e de acordo com o conteúdo programático exposto, serão realizados exercícios práticos, no sentido de consolidar os conhecimentos transmitidos. Estes exercícios respeitam, genericamente, a situações simuladas e próximas da realidade, sendo suportados nos modelos e técnicas estudadas. É recomendado que os alunos tenham conhecimentos base de inglês, finanças públicas e economia. 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Planeamento estratégico e coesão territorial tem por objetivo contribuir para a formação interdisciplinar dos alunos, proporcionando-lhes conhecimentos e capacidade de:

a) justificar o exercício de planeamento do território;

b) explicar o contributo para os desafios societais;

c) elaborar uma resposta territorial aos processos de transição ambiental e climática;

c) identificar a evolução dos instrumentos de planeamento.

Programa

1. O quadro conceptual, regulamentar e normativo para a atividade de planeamento:  conceito, objetivos e escalas de intervenção; dinâmicas territoriais; ciclos de planeamento; planeamento estratégico; atores relevantes

2. O sistema de planeamento em Portugal: repartição de competências pelos níveis central, regional e municipal; Instrumentos de gestão territorial

3. A atividade de planeamento como resposta aos principais desafios de desenvolvimento da sociedade contemporânea: desafios para o futuro (coesão territorial, demografia) e novas abordagens; problemáticas e metodologias, objetivos e limitações.

4. As experiências de política e prática de reforço da coesão territorial em diferentes contextos regionais/locais: dinâmicas territoriais, diagnóstico, atores e de redes

5. Estudo de caso regional: PROT

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por frequência
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 70.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alves, R. A. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território. FCG

Ascher, F. (2010). Novos princípios do Urbanismo seguido de Novos Compromissos Urbanos. Livros Horizonte.

Castro, E. A., Silva, C. e Martins, J.M. (2015). A Demografia e o País. Gradiva.

CEMAT (2011). Glossário do Desenvolvimento Territorial. DGOTDU.

Ferrão, J. (2011). O Ordenamento do Território como Política Pública. FCG.

Fonseca Ferreira, A. (2007). Gestão Estratégica de Cidades e Regiões (2.ªed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Governo de Portugal (2015). Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.

Governo de Portugal (2018/2019). PNPOT.

Hall, P. (2002). Urban and Regional Planning. Routledge.

Lopes, A. S. (1984). Desenvolvimento Regional: problemática, teoria, modelos. Fundação Calouste Gulbenkian.

Marques, T. , Santos, H. e Saraiva, M. (2024). Urbanisation and Territorial Change in Portugal

Oliveira, F.P (2017). Ordenamento do Território, Urbanismo e Cidades: Que Rumo. Almedina.

Oliveira, F.P (2021). Ordenamento do Território e Urbanismo Face Aos Desafios Ambientais e Energéticos. Almedina