Conhecimentos de Base Recomendados
Ao longo do período de letivo, e de acordo com o conteúdo programático exposto, serão realizados exercícios práticos, no sentido de consolidar os conhecimentos transmitidos. Estes exercícios respeitam, genericamente, a situações simuladas e próximas da realidade, sendo suportados nos modelos e técnicas estudadas. É recomendado que os alunos tenham conhecimentos base de inglês, finanças públicas e economia.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Planeamento estratégico e coesão territorial tem por objetivo contribuir para a formação interdisciplinar dos alunos, proporcionando-lhes conhecimentos e capacidade de:
a) justificar o exercício de planeamento do território;
b) explicar o contributo para os desafios societais;
c) elaborar uma resposta territorial aos processos de transição ambiental e climática;
c) identificar a evolução dos instrumentos de planeamento.
Programa
1. O quadro conceptual, regulamentar e normativo para a atividade de planeamento: conceito, objetivos e escalas de intervenção; dinâmicas territoriais; ciclos de planeamento; planeamento estratégico; atores relevantes
2. O sistema de planeamento em Portugal: repartição de competências pelos níveis central, regional e municipal; Instrumentos de gestão territorial
3. A atividade de planeamento como resposta aos principais desafios de desenvolvimento da sociedade contemporânea: desafios para o futuro (coesão territorial, demografia) e novas abordagens; problemáticas e metodologias, objetivos e limitações.
4. As experiências de política e prática de reforço da coesão territorial em diferentes contextos regionais/locais: dinâmicas territoriais, diagnóstico, atores e de redes
5. Estudo de caso regional: PROT
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Frequência - 70.0%
- - Exame - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alves, R. A. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território. FCG
Ascher, F. (2010). Novos princípios do Urbanismo seguido de Novos Compromissos Urbanos. Livros Horizonte.
Castro, E. A., Silva, C. e Martins, J.M. (2015). A Demografia e o País. Gradiva.
CEMAT (2011). Glossário do Desenvolvimento Territorial. DGOTDU.
Ferrão, J. (2011). O Ordenamento do Território como Política Pública. FCG.
Fonseca Ferreira, A. (2007). Gestão Estratégica de Cidades e Regiões (2.ªed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Governo de Portugal (2015). Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.
Governo de Portugal (2018/2019). PNPOT.
Hall, P. (2002). Urban and Regional Planning. Routledge.
Lopes, A. S. (1984). Desenvolvimento Regional: problemática, teoria, modelos. Fundação Calouste Gulbenkian.
Marques, T. , Santos, H. e Saraiva, M. (2024). Urbanisation and Territorial Change in Portugal
Oliveira, F.P (2017). Ordenamento do Território, Urbanismo e Cidades: Que Rumo. Almedina.
Oliveira, F.P (2021). Ordenamento do Território e Urbanismo Face Aos Desafios Ambientais e Energéticos. Almedina