Métodos de Ensino
O método de ensino conjuga dois tipos de aula: aulas expositivas, sempre com incentivo à participação e debate; aulas de apresentação de temas pelos alunos ou apresentação de trabalhos práticos. Nas aulas expositivas são apresentados e discutidos os conceitos, seus fundamentos e interligações, recorrendo-se, sempre que possível, a estudos realizados e exemplos práticos do sector turístico. A participação dos alunos na discussão e aplicação dos conceitos a exemplos práticos é incentivada. Utiliza-se suporte informatico para a maioria das aulas (powerpoint), disponibilizado aos dissentes para facilitar o acompanhamento das aulas, identificando-se referências bibliográficas para um estudo mais aprofundado.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o conceito e os princípios metodológicas do planeamento estratégico;
2. Conhecer experiências de planeamento estratégico relacionadas com o turismo;
3. Compreender a importancia do planeamento estratégico na configuração dos destinos turísticos;
4. Dominar os conceitos ligados ao marketing dos produtos e dos serviços;
5. Compreender as especificidades do marketing territorial e dos destinos turísticos;
Programa
– Planeamento do território: origens, evolução e quadros atuais de referência;
– Planeamento estratégico territorial: princípios e orientações metodológicas;
– Regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial;
– Nomenclatura comum das unidades territoriais estatísticas da União Europeia;
– O marketing na empresa, no mercado, na sociedade e no turismo;
– O marketing dos produtos e dos serviços; os produtos turísticos; as áreas de destino enquanto “produto”;
– O marketing de destinos turísticos
– O processo de planeamento estratégico de marketing;
– O comportamento do consumidor em turismo (determinantes e tomada de decisão);
– Informação e análise de mercado; mercado-alvo e segmentação do mercado;
– Análise da concorrência e posicionamento no mercado;
– O marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;
– Extensões do marketing-mix no âmbito da área-destino;
– O plano de marketing como instrumento estratégico e operacional.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Ashworth,G. e H. Voogd (eds) (1991) Marketing Tourism Places. Routledge, London and New York
– DCLG (2007) Planning together-local strategic relationships and spatial planning: a practical guide, Dep. Communities and Local Government, London
– EC (1999) ESDP, European Spatial Development Perspective: towards balanced and sustainable development of the territory of the European Union. EC, Brussels
– HALL, P. (1980) Urban and regional planning. Penguin, London
– Heath, E. e G.Wall (1992) Marketing Tourism Destinations. John Wiley & Sons, New York
– Kastenholz, E. (2002) O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing. Diss. Dout., UA
– Kotler, Haider e Rein (1993) Marketing Places. New York
– Kotler, A., Saunders e Wong (1999) Principles of Marketing. 2nd European edition. Prentice Hall Europe
– Lambin (2000) Marketing Estratégico. 4ª ed. McGraw-Hill
– MERCATOR- Teoria e Prática do Marketing. 9ª edição, Dom Quixote, Lisboa.