Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de vídeos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão;
A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.
Resultados de Aprendizagem
1. Ter o conceito de plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAMC) e das auxiliares e espontâneas;
2. Conhecer e identificar as PAMC e as auxiliares e espontâneas mais relevantes;
3. Conhecer e compreender o interesse das PAMC; auxiliares e espontâneas, nas suas utilizações específicas;
4. Compreender a importância das espontâneas na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas;
5. Conhecer as metodologias de instalação, propagação e preservação das plantas em locais adequados segundo os conceitos de Produção Biológica (PB).
Programa
1. Identificação das PAMC, das auxiliares e espontâneas mais relevantes em AB;
2. Selecção e propagação de espécies adequadas;
3. Tecnologias e operações culturais de instalação e manutenção em PB;
4. Colheitas e utilizações específicas em AB.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
As cenouras amam os Tomates, Publicações Europa-América, Mem Martins.
Plantas Medicinais, Dorling Kindersley, London; Civilização Editores, Lda, Porto Denne, W. (2009)
Chevallier, A. (2009)
O Poder das Aromáticas, Dorling Kindersley, London; Civilização Editores, Lda, Porto Riotte, L. (1983)
Ervas Aromáticas, Dorling Kindersley, London; Civilização Editores, Lda, Porto McViccar, J. (2005)