Política de Publicidade e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing.

Métodos de Ensino

A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos.

Utiliza-se também a análise de textos e materiais relevantes na disciplina.

Os alunos desenvolvem trabalhos de grupo, sendo o resultado apresentado e discutido em sala de aula. Cada
aluno é ainda incentivado a trazer para a sala de aula materiais e conceitos inovadores na comunicação em
marketing.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo aumentar o grau de compreensão e a habilidade do aluno sobre a
comunicação integrada em marketing.
O aluno deve compreender o fenómeno da comunicação na generalidade, conhecer as diferentes formas e
ferramentas de comunicação em marketing, entender o processo de comunicação em marketing e, ainda,
conhecer profundamente o desenvolvimento da comunicação integrada em marketing e os seus impactos
numa lógica de criação de valor para a empresa ou outro tipo de organização.
De forma mais específica, pretende-se que o aluno identifique e desenvolva os planos de comunicação mais
adequados ao contexto em causa, que pesquise as formas de comunicação em marketing atuais e eficazes e
que operacionalize um programa integrado de comunicação em marketing.

Programa

1. A comunicação integrada de marketing (IMC)

2. O mix da comunicação

2.1. O mix da comunicação tradicional

2.1.1. Relações Públicas

2.1.2. Promoção de Vendas

2.1.3. Força de Vendas

2.1.4. Marketing Direto

2.1.5. Publicidade

2.1.6. Merchandising

2.1.7. Patrocínio e Mecenato

2.2. A comunicação online

3. A publicidade na comunicação integrada de marketing

3.1. A publicidade e a criação de imagem de marca

3.2. Elaboração de uma campanha publicitária

3.2.1. A criação: Da ideia criativa à produção da campanha

3.2.1.1. Métodos de criação publicitária – o briefing e o copy strategy

3.2.2. Os media publicitários e os media plannning

3.2.3. A medida da eficácia publicitária

4. A comunicação ao serviço da fidelização

5. Novas Tendências na Comunicação de Marketing

6. Elaboração do plano de comunicação integrada em marketing

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J.V. (2010) – Publicitor, 7ª Edição, Dom Quixote.

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote.

Rasquilha, L. (2009)- Publicidade, Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. (Cota Biblioteca : 659-RAS) 

De Pelsmacker, P., Geuens, M. & Van den Berg, J. (2010) – Marketing Communications. A European Perspective, Essex, Prentice Hall, 4th ed.

Shimp, T.A. (2007) – Integrated Marketing Communications in Advertising and Promotion, Thomson, South Western, 7th ed.

Belch, G. (2006) – Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective, 7ª Edição, McGraw Hill.

Gomes, A. (1991) –Publicidade e Comunicação, 1ª Edição, Texto Editora.

Kitchen, P. (1998) – Marketing Communications: Principles and Practice, 1ª Edição, Thomson Learning.

Lampreia, J. (1992) – Comunicação empresarial – As relações públicas na gestão, Texto Editora.

Plantier, C. (1991) – Publicidade e Comunicação, 1ª Edição, Texto Editora.