Resultados de Aprendizagem
O objetivo da Política de Publicidade e Comunicação é o de dar uma visão da publicidade e da comunicação como
atividade pluridisciplinar. Assim, a publicidade e a comunicação serão contextualizadas no sistema económico,
social e comunicativo da sociedade contemporânea e evidenciada as suas ações como um processo comunicativo
entre marcas e consumidores. Serão, ainda, tratados os aspetos mais relevantes de atividades próximas e
complementares da publicidade e da comunicação de forma a desenvolver as competências dos alunos em
desenhar um Plano de Publicidade e Comunicação de Marketing, a partir duma avaliação das relações e dos efeitos
das diversas ferramentas de Publicidade e Comunicação numa lógica de criação de uma Marca coerente e
diferenciadora.
Programa
Introdução à Política de Publicidade e Comunicação
Marketing e comunicação
As estratégias da comunicação
Compreender os destinatários – Teorias da comunicação
Captar e manter a atenção do público
Compreender os anunciantes
Evolução histórica da Publicidade e Comunicação
A marca e o consumidores
Outras formas de comunicação
Os alvos da publicidade
Regulamentação e autodisciplina publicitária
Agências e profissões da comunicação
Profissões/Funções da Publicidade
Métodos de criação publicitária – o briefing e o copy strategy
As linguagens da publicidade
A avaliação da criação publicitária
Os media
Produção e media e a escolha dos suportes
O futuro da comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Belch, G. – Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective, 7ª Edição, McGraw
Hill, 2006
Brochand, B. E outros – Publicitor, 1ª Edição, Dom Quixote, 1999
Gomes, A. – Publicidade e Comunicação, 1ª Edição, Texto Editora, 1991
Kitchen, P. – Marketing Communications: Principles and Practice, 1ª Edição, Thomson Learning, 1998
Lampreia, J. – Comunicação empresarial – As relações públicas na gestão, Texto Editora, 1992
Lindon, D. e outros – Mercator XXI, 10ª Edição, Dom Quixote, 2004
PERCY, L. – Strategies for implementing integrated marketing communications, 1ª Edição, McGraw Hill, 1997
Plantier, C. – Publicidade e Comunicação, 1ª Edição, Texto Editora, 1991