Política e Certificação Florestal

Métodos de Ensino

Organização de seminários, com oradores convidados, para análise e discussão de assuntos actuais sobre a
gestão sustentável dos recursos florestais.
Pesquisa bibliográfica sobre os assuntos actuais de discussão pública e sobre sustentabilidade,
desenvolvimento sustentável e certificação.
Análise de estudos de caso que relacionam os aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular.
Desenvolvimento de trabalhos apresentações e discussões relacionados com os aspectos tratados no âmbito
desta unidade curricular.
Leccionação dos conteúdos teóricos em aulas teórico-práticas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver nos estudantes:
1. capacidade de avaliação do ambiente político e administrativo que determina a formação das políticas tendo
em conta a incerteza e a complexidade que lhe estão associadas;
2. compreender as Instituições, organizações e agentes individuais que participam activamente nos processos
políticos, incluindo os factores que condicionam o seu envolvimento;
3. capacidade de examinar criticamente as respostas políticas aos acontecimentos relacionados com o uso dos recursos naturais;
4. capacidade de implementar análises estratégicas e compreender os meios necessários à sua
implementação.

Programa

1. Noções elementares sobre desenvolvimento sustentável, economia e desenvolvimento. Barreiras ao
desenvolvimento sustentável. As grandes ameaças ao mundo rural: a desertificação física e humana. Ética
profissional e desenvolvimento sustentável.
2. Instituições, Organizações e Agentes intervenientes nos processos politicos ligados à gestão florestal e dos
recursos naturais; gestão de conflitos.
3. Politicas globais, nacional, regionais e sectoriais para o uso e conservação das florestas e dos recursos
naturais a eles associados.
4. Critérios e indicadores de sustentabilidade para as florestas e espaços naturais a eles associados.
5. Certificação Florestal. Processos de certificação. Efeitos sociais e ambientais da certificação. Benefícios e
custos. Especificidades da implementação da certificação florestal no contexto português.
6. Certificação da gestão florestal e dos produtos florestais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho - 50.0%
  • - Teste 1 - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cubbage, F., W., O’Laughlin, J. and C. Bullock III, 1993. Forest Resource Policy. John Wiley & Sons, Inc., New
York

Cashore, B., 2007. Creating intelligent markets: lessons from forest certification. University of Michigan Ann
Arbor, Michigan

Maser, C., Smith, W., 2001. Forest certification in sustainable development: healing the landscape. Crc press
LLC

Nemetz, P., 1992. Emerging issues in forest policy. Ucb Press, Vancouver

David C.Z., Ellefson, P.V., 1999. State forestry agencies and biodiversity programs: Who’s responsible for
conserving forest biodiversity? Journal of Forestry, 97(4):22-28.

Bergh, J., 1996. Ecoligical economics and sustainable development. Theory, methods and applications.
Edward Elgar Publications

Stine, R.A., Ellefson, P.V., 1997. Organizational effects on policy implementation in a geographical dispersed natural resources organization. Evaluation Review, 21(4):419-437.