Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta: 1. na exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e seminários/palestras, que suscitam a participação dos estudantes; 2. na pesquisa bibliográfica, análise e utilização de informação científica disponível em revistas internacionais; 3. na elaboração de trabalhos de grupo, integrando todas as dimensões do trabalho mencionadas nas alíneas anteriores.
Avaliação continua: um trabalho e respetiva apresentação e discussão (100%).
Avaliação em exame final: Um teste escrito (100%).
Resultados de Aprendizagem
Compreendem o conceito de sustentabilidade. • Tomam consciência do valor e da importância da politicas agrícolas para a sustentabilidade ambiental e territorial. • Compreendem os seus direitos e deveres como consumidores de produtos agroalimentares. Compreendem o comportamento do produtor de produtos agroalimentares• Possam transmitir às futuras gerações comportamentos integrativos da atividade agroflorestal. Possibilitar escolhas de comportamentos que visam o bem-estar animal. e a preservação de recursos naturais. Compreendem o papel das diferentes formas de agricultura na sustentabilidade e o papel da agricultura na neutralidade de carbono. Adquiri capacidade critica para discutir atuais problemas com base em critérios científicos.
Programa
Diferentes modos de agricultura e as consequências ambientais. Agricultura de sequeiro e de regadio Agricultura de precisão Agricultura e modos de certificação. A floresta e a agricultura A agricultura e os recursos naturais: solo, água, energia e ar A agricultura e a contribuição para neutralidade de carbono Principais variáveis no balanço dos gases com efeito de estufa na agricultura Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050). A pegada de Carbono A politica Agrícola Comum para a sustentabilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho e respetiva apresentação e discussão - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
C.A. Edwards M.K. Wali D.J. Horn F. Mille. (1993) Agriculture and the Environment, 1st Edition, Editors: C.A. Edwards
M.K. Wali D.J. Horn F. Miller eBook 1993
Clay, J. (2004) World Agriculture and the Environment : A Commodity-by-Commodity Guide to Impacts and Practices,
Ioris, Antonio (2016) Agriculture, Environment and DevelopmentM International Perspectives on Water, Land and Politics, Palgrave Macmillan
Stafford, John V. Stafford (2019) Precision agriculture ’19, Conference Proceedings
E. Coudel, H. Devautour, C.T. Soulard, G. Faure and B. Hubert (2013) Renewing innovation systems in agriculture and food: How to go towards more sustainability
Toensmeier, E., (2016) The Carbon Farming Solution: A Global Toolkit of Perennial Crops and Regenerative Agriculture Practices for Climate Change Mitigation and Food Security. ,Chelsea Green Publishing; , 2016).