Conhecimentos de Base Recomendados
A aquisição dos conhecimentos teóricos e práticos das matérias leccionadas requer conhecimentos de Neuroanatomia, Neurofisiologia, e fisiopatologia das doenças neurológicas.
Métodos de Ensino
O ensino da unidade curricular está dividido em duas componentes: uma teórica e uma prática.
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, através de uma metodologia expositiva-activa, com recurso a meios audiovisuais.
Na vertente prática está prevista a aplicação dos protocolos de estudo em modelos, aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica, utilização do equipamento de Potenciais Evocados, interpretação e resolução de estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central e Periférico com relevância particular nas vias auditivas, visuais e somatossensitivas.
– Técnicas neurofisiológicas associadas aos potenciais evocados.
– Funcionamento do equipamento de potenciais evocados
O aluno deve adquirir aptidões e competências de:
– Identificação e descrição dos protocolos de estudo.
– Aplicação das diversas técnicas e metodologias, cumprindo todas as condições de segurança e ética profissional.
– Identificação de achados normais e patológicos.
– Resolução de problemas técnicos subjacentes.
– Contribuir para a evolução de novos métodos / técnicas, mantendo espírito pró-activo e critico.
Programa
Equipamento de aquisição e sensores de registo:
– Análise do sinal biológico e fontes geradoras;
– Noção de funcionamento de um aparelho de potenciais evocados;
– Parâmetros e características básicas de registo;
– Condições de segurança.
Potenciais Evocados Auditivos:
– Protocolo de estudo (tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado), determinação de limiar auditivo e utilidade clínica;
– Hipoacúsias de condução, neurossensorial e mistas;
– Rastreio Neonatal.
Potenciais Evocados Visuais:
– Protocolo de estudo (tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado), tipos de potenciais visuais e sua relevância clínica;
– Lesões da via óptica, quiasmáticas e retroquiasmáticas.
Potenciais Evocados Somatossensitivos:
– Protocolo de estudo para os membros superiores, membros inferiores e nervo pudendo (noção de tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado) e utilidade clínica;
– Doenças desmielinizantes, mielopatias e tumores medulares.
Monitorização Intra-operatória.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– BIBLIOGRFIA PRIMÁRIA:
-
Chiappa, KH. Evoked Potentials in Clinical Medicine. 3rd Ed. 1997. Lippincott-Raven.
-
Spehlmann, R. Evoked Potential Primer: Visual, Auditory and Somatosensory Evoked Potentials in Clinical Diagnosis. 3rd Ed. 2001. Butterworth.
– BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA:
- Markand, ON. Clinical Evoked Potentials: An Illustrated Manual. 1st Ed. 2020. Springer Nature Switzerland AG.
- Husain, AM. Illustrated Manual of Clinical Evoked Potentials. New York: Demos Medical. 2018. Springer Publishing Company.