Prática Clínica II

Conhecimentos de Base Recomendados

As aulas práticas permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Radiofarmácia, Métodos e Técnicas em Medicina Nuclear e Imagem Médica II.

Métodos de Ensino

As aulas práticas permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Radiofarmácia, Métodos e Técnicas em Medicina Nuclear e Imagem Médica II. Desta forma, nesta unidade curricular serão simulados todos os conhecimentos relativos às actividades desenvolvidas pelo profissional de Medicina Nuclear. A UC decorrerá no Serviço de Medicina Nuclear do CHUC, ICNAS-UC e IPO-Coimbra com o qual a ESTeSC tem protocolo de colaboração.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

– Conhecimentos acerca do manuseamento adequado de equipamentos utilizados em Medicina Nuclear, respeitando as normas de segurança

– Aptidões para desempenhar os diferentes procedimentos de controlo de qualidade dos equipamentos utilizados em medicina nuclear, aplicar  conceitos básicos de Medicina Nuclear utilizados nos procedimentos de diagnóstico e terapêutica e a sua aplicação na prática clínica.

– Competências para proceder à correta manipulação, preparação e administração dos radiofármacos, para selecionar o radiofármaco adequado para a realização do estudo de Medicina Nuclear e para as técnicas necessárias para a sua execução, interpretar e processar as imagens obtidas, demonstando atitudes ético deontológicas próprias de um profissional de saúde integrado numa equipa  multidisciplinar.

Programa

– Relações interpessoais, incluindo a relação com o paciente e com outros profissionais de saúde.

– Avaliar as capacidades físicas e cognitivas do doente.

– Manuseamento e procedimentos de controlo de qualidade dos equipamentos utilizados em Medicina Nuclear.

– Seleção do radiofármaco, cálculo de actividade do radiofármaco de acordo com exame a realizar e com peso/superfície corporal do doente e métodos de administração dos radiofármacos.

– Mobilização dos meios para a realização do exame e preparação da sala e do equipamento a utilizar.

– Protocolos técnicos para a realização dos estudos em Medicina Nuclear já estudados nas UC de Métodos e Técnicas em Medicina Nuclear e Imagem Médica II.

– Proteção e Segurança Radiológica. Controlo/prevenção da contaminação radioactiva e da infecção.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal: NA.

Bibliografia Secundária:

Christian, P.E., Bernier, D., Langan, J.K. (Eds.). (2004). Nuclear medicine and PET: Technology & techniques. (5ª Edição). Missouri: Mosby-Year Book Inc-Elsevier.

Elgazzar, A, (Ed.). (2006). The phatophysiologic basis of nuclear medicine. (2ª Edição). Berlin: Springer-Verlag.

Ell, P.J., Gambhir, S.S. (Eds.). (2004). Nuclear medicine in clinical diagnosis and treatment. (3ª Edição). Philadelphia:Churchill Livingstone – Elsevier.

Fogelman, I., Maisey, M., Clarke, S. (Eds.). (1996). Atlas of clinical nuclear medicine. (2ª Edição – Slide Collection).Londres: Martin Dunitz, Ltd.

Sorenson J.; Phelps, M. – Physics in Nuclear Medicine. 2ª ed. W.B. Saunders Company 

Thrall J, Ziessman H, Nuclear Medicne – The Requisits,2nd ed, Mosby, St Louis, 2001.