Prática de Teclado 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Exemplificação das técnicas pelo docente.

Promoção do trabalho individual.

 

Avaliação:

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame.

 

Na avaliação contínua/periódica observa-se o desenvolvimento técnico e as qualidades de interpretação no teclado, concretizadas em: postura de corpo, braço, mão e pulso; articulação do dedo; “passagem do polegar”; e igualdade e independência.

 

As ponderações de acordo com o programa são as seguintes:

 

• TÉCNICA (3 valores – 15%);

• ESTUDOS: Czerny Op. 599, uma peça escolhida entre os nºs 5 a 20 (4 valores – 20%);

• HARMONIA FUNCIONAL (3 valores – 15%);

• REPERTÓRIO (10 valores – 50%): Uma peça do “Livro de Ana Madalena Bach” (4 valores – 20%) + Um andamento de sonatina (6 valores – 30%).

 

Na avaliação por exame, as ponderações, de acordo com o programa são iguais às da avaliação contínua/periódica.

Resultados de Aprendizagem

• Conhecer o teclado, pela experimentação, na sua relação com os dedos, a mão, o braço e o corpo.

• Perceber a utilidade do teclado como instrumento de estudo, subsidiário no estudo das dimensões básicas da música – melodia, harmonia, ritmo e dinâmica – e, igualmente, no âmbito das tecnologias da música.

• Desenvolver a independência – MD/ME – como destreza fundacional da prática de teclado.

• Perceber, pela prática, as regras básicas da leitura em pauta dupla.

• Executar exercícios técnicos de suporte – exercícios de mecanismo e exercícios de estudo musical.

• Executar repertório apropriado e adaptado à prática de teclado para adultos em iniciação.

• Corresponder a expectativas musicais e técnicas mais elevadas sempre que se justifique.   

Programa

• TÉCNICA (para o desenvolvimento da agilidade, do controlo da força, da independência e da articulação): – Escalas M e m em movimento contrário e paralelo; – Arpejos M e m em movimento paralelo.

• ESTUDOS (para o desenvolvimento da leitura e da interpretação): – Peças do Op. 599, de Czerny, até ao nº 20.

• HARMONIA FUNCIONAL (para o estudo da harmonia ao teclado): Sequências de funções tonais, em modo M e m, estado fundundamental e invertido – dadas pelo docente e propostas pelo aluno; – em notação tradicional; – improvisadas; – em notações alternativas; – posição aberta/cerrada.

• REPERTÓRIO: Uma ou duas peças de J. S. Bach, do “Livro de Ana Madalena Bach”. Um andamento de sonatina do conjunto de Sonatinas Op.36 de Clementi.

 

NOTA: nível de dificuldade e quantidade de reportório em função das condições concretas do aluno.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Técnica - 15.0%
  • - Estudos - 20.0%
  • - Harmonia Funcional (15%) + Repertório (50%) - 65.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Buonamici, G. (Direção). (2012). Practical method for beginners: Czerny, Op. 599 (Partitura). G. Schirmer.

 

Demarquez, S. (1986). Le petit clavier: Deuxième supplément pour piano. Éditions Salabert.

 

Heinemann, E.-G. (Ed.). (2009). Notebook for Anna Magdalena Bach (Partitura). G. Henle Verlag.

 

Koehler, L. (Ed.). (2012). Clementi: Sonatinas for the Piano Op. 36, 37, 38 (Partitura). G. Schirmer, Inc.

 

Lopes, A., & Dotsenko, V. (1994). Manual de piano. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário.

 

Manookian, J. (2014). Scales, arpeggios, and cadences for piano (Partitura). Windsor Editions.

 

Schmitt, A. (2006). Ejercicios, escalas y arpeggios (Op.16) para piano (Partitura). Real Musical.