Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Promoção da preparação individual; Aulas individuais; Sessões expositivas para grande grupo sempre que oportuno e necessário.
Opção por avaliação contínua (observação aula-a-aula do reportório que vai sendo montado + momentos de avaliação formal). Critérios:
– Correção Técnica – 10.0% (2 valores)
– Leitura – 40.0% (8 valores)
– Interpretação, gosto e correção musical – 50.0% (10 valores)
Opção por avaliação por exame. Critérios:
– Correção Técnica – 10.0% (2 valores)
– Leitura – 40.0% (8 valores)
– Interpretação, gosto e correção musical – 50.0% (10 valores)
Resultados de Aprendizagem
Utilizar o teclado valorizando-o como instrumento de trabalho no estudo da música; Utilizar o teclado valorizando-o como instrumento de trabalho na área do ensino da música;Usar um conjunto básico de destrezas e técnicas no teclado;Ler partituras do reportório, de baixa dificuldade, normalmente utilizado em aulas de iniciação ao Piano;Conhecer/tocar algum reportório, para instrumento de tecla, onde seja possível desenvolver critérios de leitura e interpretação de partituras;Conhecer/tocar algum reportório, para instrumento de tecla, onde seja possível desenvolver critérios de leitura e interpretação de cifras.
Programa
Performance com o teclado de peças das seguintes áreas: Música tradicional; Música pop; Música jazz; Música clássica.Focar os seguintes aspectos técnicos e interpretativos: – Interpretação de reportório simples para o desenvolvimento da leitura em pauta dupla (clave de sol – clave de sol e clave de sol – clave de fá); – Usar as técnicas de articulação: legato e staccato numa perspectiva de valorização tímbrica do instrumento; – Noção e valorização de frase e de voz.
Métodos de Avaliação
- - leitura - 40.0%
- - correção técnica - 10.0%
- - interpretação, gosto e correção musical - 50.0%
- - correção técnica - 10.0%
- - interpretação, gosto e correção musical - 50.0%
- - leitura - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BARTOK, Bela – For Children, Vol 1, London, Boosey and Hawkes, 1947 CZERNY, Carl – Mi primer maestro de piano, op. 599, Madrid, Real Musical, 1997
DALLIOUX, Ulrich – Piano boogie swing, Paris, Editions Henry Lemoine, 1983
KERPER, Mitch – Jazz Riffs for Piano, 1977, Music Sales, Londres
LEVINE, Mark – The Jazz Piano Boo~, 1989, Sher Music Co., U.S.A.
LEVINE, Mark – The Jazz Theory, 1995, Sher Music Co., U.S.A.
SCHMITT – Ejercicios, escalas, arpeggios para piano op.16, Madrid, Real Musical, 1985 The New Real Book vols. 1, 2 e 3, 1988, 1995, Sher Music Co., U.S.A. BACH – 23 Pezzi Facili, Milão, Ricordi, 1978
LOPES / DOTSENKO, Álvaro / Vitali – Manual de Piano, Lisboa, Ministério da Educação, 19785 [CN] Vários – Los Maestros de lá Juventud, Madrid, Editora Música Moderna, 1974
Nota: O repertório relativo à bibliografia é para usar de forma não sistemática. No decurso do ano lectivo outras referências bibliográficas podem ser sugeridas