Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável
Métodos de Ensino
No contexto do Seminário incluem-se:
– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;
– trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica;
– construção de instrumentos de observação/avaliação, de planos de atividades e de materiais pedagógicos;
– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio.
Na supervisão de estágio será feito uso de estratégias reflexivas como perguntas pedagógicas, observação e reflexão, análise de casos, narrativas e reflexões em grupo. A avaliação final da Prática Educativa terá em linha de conta a avaliação do Estágio e a aprovação no ato público de defesa do Relatório Final. A ponderação na avaliação final será a seguinte: Estágio (Participação no Seminário e Desempenho no Estágio) peso 3; Prova Pública peso 2. A frequência do estágio é obrigatória. Todos os elementos de avaliação são detalhados em documentos próprios.
Resultados de Aprendizagem
No final do mestrado os/as estudantes deverão evidenciar as competências que fazem parte do perfil específico do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 241/2001, de 30 de Agosto de 2001), esperando-se, no términus desta UC, que o aluno demonstre concretamente que:
– Perspetiva a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utiliza a avaliação como regulador pedagógico.
– Levanta pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formula hipóteses de trabalho e projetos de intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.
– Age como construtor curricular, planificando a sua ação de forma a assegurar a participação das crianças.
– Define estratégias específicas para cada uma das crianças tendo em vista uma intervenção educativa diferenciada.
– Identifica-se como membro de uma comunidade educativa mais ampla
– Reconhece a formação como um processo contínuo e uma dimensão do desenvolvimento profissional
Programa
Os conteúdos específicos a abordar no Seminário organizam-se em três unidades temáticas:
1. Contextualização da Educação Pré-Escolar
a. Análise aprofundada dos normativos legais enquadradores
b. Identificação e análise das principais linhas de orientação curricular e pedagógica
i. Enquadramento das opções curriculares no quadro das Pedagogias para a Infância
ii. A Metodologia por Projetos
2. A Observação e a avaliação em EPE:
a. A Avaliação como mecanismo regulador no processo de construção e no desenvolvimento das práticas e do Projeto de Estágio
b. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação
c. Análise e interpretação dos dados
3. A Construção Curricular e a intencionalização educativa
a.A construção curricular no quadro de modelos tipificados de EPE
b. Organização do ambiente educativo
c. Planificação da intervenção educativa à luz dos documentos emanados do ME
d. A planificação e a elaboração dos projetos na educação de infância
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prática Pedagógica - 60.0%
- - Defesa Publica Relatório Final - 40.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Bertram,T; Pascal,C (2009).Desenvolvendo a qualidade em parcerias. Lisboa:ME (DGIDC)
Coelho, A (2007). Repensar o campo da educação de infância. Revista Iberoamericana de Educación, nº44/3, 1-10
Cardona,MJ; Guimarães,CM (Org)(2013).Avaliação na educação de infância. Viseu: Psicosoma
Malavasi, L.; Zoccatelli, B. (2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Lisboa: APEI
Oliveira-Formosinho,J; Formosinho,J; Lino,D; Niza,S (2013).Modelos curriculares para a educação de infância.Porto: Porto Ed
Sim-Sim,I;Silva,A;Nunes,C (2008).Linguagem e comunicação no jardim-de-infância. Lisboa: ME (DGIDC)
Vasconcelos,T (Coord) (2012).Trabalho por projectos na educação de infância: Mapear aprendizagens/integrar metodologias. Lisboa: ME (DGIDC)
Pramling-Samuelsson,I; Fleer,M (Eds).(2010).Play and learning in early childhood settings: International perspectives. Milton Keynes: Springer
Edwards,S; Nuttall,J (Eds) (2009).Professional learning in early childhood settings. Rotterdam:Sense Pub