Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O Seminário decorrerá semanalmente: aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo; seleção, preparação e planificação de temas a implementar na aula; construção de instrumentos de observação/avaliação, planos de atividades e materiais didáticos; reflexão sobre a prática e sobre a aprendizagem do/a estagiário/a em diferentes situações pedagógicas; discussão e resolução de situações-problema identificadas no estágio; orientação e acompanhamento do Dossiê Estágio; A avaliação terá em conta: Estágio (peso 3), que inclui Seminário (SEM), Desempenho no Estágio (DE) e Dossiê Estágio (DOE):(SEM+8DE+DOE):10. Terá também em conta o Relatório Final de peso 2. A classificação final será calculada segundo a fórmula: PE= (3EST + 2 RF): 5
Resultados de Aprendizagem
Dominar o conhecimento de princípios e métodos que permitam capacitar os futuros docentes para a adoção de atitude investigativa no desempenho profissional em contexto específico, com base na compreensão e análise crítica de investigação relevante;
Perspetivar e fundamentar a ação pedagógica no quadro integrador dos princípios e valores do currículo em Educação Básica; Adequar os conhecimentos teóricos às exigências da docência nas áreas curriculares ou disciplinas abrangidas pelo respetivo domínio de habilitação para a docência;
Levantar pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formular hipóteses de trabalho e proj. de Inv. e intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos;
Perspetivar a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utilizar a avaliação como regulador pedagógico;
Planificar a intervenção educativa nos domínios de Mat e CN do 2º CEB.
Programa
1. Observação e avaliação em contexto educativo:
a. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação.
b. Análise e interpretação dos dados.
2. Construção Curricular (Aprendizagens Essenciais para os 5º e 6º ano de escolaridade; Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, saberes científicos, pedagógicos e didáticos), planificação, intervenção educativa e reflexão críticas sobre as práticas.
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica: Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª ed.). Almedina.
Cosme, A.; Lima, L.; Ferreira, D. e Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
Cosme, A.;Ferreira, D.; Sousa, A.; Lima, L. e Barros, M.(2020). Avaliação das aprendizagens: propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. Sage Publications LTD.
GTI (2002). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. A.P.M.
GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM.
Hernández,C.A. e Guárate, M.H. (2017). Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizage. Narcea.
Lopes, J.P.; Silva, H.S. (2020). 50 técnicas de avaliação formativa. 2ª ed. Pactor.
NCTM (2014). Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM (tradução em 2017).