Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são, exclusivamente ativas, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projeção vocal. Será trabalhado o texto poético e o canto em grupo, preferencialmente em polifonia simples. Os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades, pelo que a presença nas aulas é obrigatória sendo necessário no mínimo 75% de presenças (art. 2º nº 3 Regulamento académico).
UC Avaliação Contínua
Técnica Vocal – 4 valores em 20
Dicção – 4 valores em 20
Interpretação vocal cantada – 5 valores em 20
Interpretação vocal poesia – 5 valores em 20
Avaliação contínua – 2 valores em 20
Exame: O alunos terá que obter 10 valores em 20 no Exame de época normal.
Resultados de Aprendizagem
A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos. Para um profissional da Educação ou do Teatro, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que quer os profissionais da Educação quer os do Teatro fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e correta dos aparelhos respiratório e fonador. Um conhecimento mais aprofundado da fisiologia vocal permitirá a compreensão de todo o processo e ajudará a uma correta fonação. Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de profissão em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível e cativante. Assim, o trabalho da articulação torna-se imprescindível para que qualquer ator ou professor possa exercer com qualidade a sua profissão.
Programa
1.O aparelho fonador e seu funcionamento
2. Prática vocal
2.1.Relaxamento: ombros, nuca, músculos faciais, maxilar inferior, língua,…
2.2. Respiração: abdominal, a dois tempos, abdominal/toráxica
2.3. Ressonâncias: a rentabilização das cavidades toráxica e nasais 2.4. Produção Sonora: colocação e projeção:
2.4.1. Técnicas a desenvolver
2.4.2. O aquecimento vocal
2.4.3. Construção de registo
2.4.4. O desenvolvimento da extensão vocal 2
.4.5. O texto falado / cantado
2.5. Dicção: rudimentos de fonética e sua aplicação prática; exercícios práticos de articulação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Técnica Vocal - 20.0%
- - Interpretação Vocal (Cantada - 25%) (Poesia - 25%) - 50.0%
- - Dicção - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aleixo, F. (2010). Reflexões sobre Aspectos Pedagógicos Relacionados ao Trabalho Vocal do ator. Revista Moringa:Teatro e Dança, v. 1, n. 1, jan.-jun: 103-116
Behlau, M. (2004) Voz: O Livro de Especialista. 2 volumes. Rio de Janeiro: Ed. Revinter.
Castarède, Marie-France. (1998) A Voz e os seus sortilégios. Lisboa: Editorial Caminho.
Malmberg, Bertil. A Fonética: no mundo dos sons e da linguagem. Lisboa: Ed. Livros do Brasil
Marchesan, I.Q. (2005).Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A.
Martins, M.ª R.D. (1992) Ouvir Falar: Introdução à Fonética do Português. (2.ª ed.) Lisboa: Editorial Caminho.
McCallion, M. (1988). The Voice Book. London: Faber and Faber Limited.
Monteiro, G. (2003). O Professor: o corpo e a voz. Porto: Edições ASA.
Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.
Sadolin, C. (2012). Complete Vocal Technique. e-book in www.completevocalinstitute.com