Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem possuir os conhecimentos adquiridos em IPDCI.
Métodos de Ensino
– Trabalho individual no tocante a leitura de partituras e coordenação gestual.
– Trabalho de grupo nas realizações das partituras, sua análise, direção, audições, sessões de técnica e debates sobre interpretação.
– Exercícios de leitura de partituras em diagonal, na vertical, na horizontal, com e sem solicitação à audição interior.
– Exercícios de técnica vocal, respiração, posicionamento vocal, trato vocal, passagens, e equilíbrio tímbrico.
– Exercícios de técnica instrumental.
A avaliação será por exame ou contínua.
Avaliação contínua:
Desempenho vocal 10 %
Aquecimento 10 %
Direção (aulas) 20 %
Direção (avaliações na aula) 20 %
Direção (apresentações públicas) 30 %
Trabalho escrito 10 %
Exame:
Exame 90 %
Trabalho escrito 10 %
Resultados de Aprendizagem
– Desenvolver a audição, através de uma preocupação prioritariamente harmónica.
– Desenvolver a coordenação gestual, quando aplicada à leitura de partituras.
– Desenvolver técnicas de leitura de partituras e especificidades de escrita.
– Adquirir técnicas de direção coral e instrumental.
– Desenvolver capacidades de análise estilística e estética.
– Adquirir o conhecimento específico de cada instrumento ou voz, respetivas famílias e desempenho na orquestra ou no coro.
– Adquirir noções de ordenação coral ou orquestral em função do timbre, tessitura, extensão e soluções técnicas da voz ou instrumento.
– Dirigir obras corais polifónicas a várias vozes (até um máximo de 5).
– Dirigir obras instrumentais de câmara.
– Organizar e dirigir pequenos grupos corais e instrumentais.
Programa
– Leitura de partituras a uma, duas, três, quatro e cinco vozes.
– Tonicidade melódica e harmónica. Sua compreensão e emprego.
– Técnicas utilizáveis ao nível vocal e instrumental.
– Coordenação motora e gestual. Técnicas e desempenho.
– Coordenação gestual e desdobramento manual, com realização de marcação metronómica e de expressão.
– Direção polifónica contemplando entradas, “Arsis”, “Thesis”, dinâmicas, agógicas, respirações, ataques, “fermatas”, suspensões, discurso musical, estilo e pressupostos estéticos.
– Audição de obras de várias épocas e estilos, passíveis de poderem ser paradigmas de interpretação.
– Prática de direção coral e instrumental, para síntese de todas as variáveis abordadas.
– Audições públicas das obras estudadas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 90.0%
- - Trabalho escrito - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Beck, Andy – Vocalize!, Alfred Music Publishing, Co, Inc, 2013.
Brinegar, D. – Seven principles of choral conducting, Gospha publications, 2020.
Brewer, Mike – Kick-Start Your Choir, faber Music, London, 1997.
Durrant, Colin – Choral Conducting, Philosophy and Practice (Second Edition), Routledge, New York and London, 2018.
Green, Elizabeth – The Modern Conductor, Prentice-Hall, London, 1997.
Heizmann, Klaus – Vocal Warm-ups, Schott, Mainz, 2003.
Herzfeld, Friedrich- La Magia de la Batuta, ed. Labor, Barcelona, s/d.
Holst, Imogen – Conducting a Choir, Oxford University Press, New York, 2000.
Kemp, Michael – Innovative Warm-ups for the volunteer choir, GIA Publications, Inc, Chicago.
Labuta, J. & Mattews, W. – Basic Conducting Thecniques, Routledge, New York, 2018.
Paul, Dharon J. – Art & Science in the Choral Rehearsal, Oxford University Press, 2020.
Robinson, Russell e Althouse, Jay – The Complete Choral Warm-up Book, Alfred Publishing, USA, 1995
Willetts, Sandra – Beyond the Downbeat, Abingdon Press, Nashville, 2000.