Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino contemplarão os seguintes procedimentos:
1) A exposição teórica e genérica das matérias;
2) A exploração de casos particulares por parte dos alunos, com o acompanhamento do docente;
3) A elaboração de um trabalho prático individual
4) A avaliação por teste escrito e por apresentação do trabalho acima mencionado.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objectivo integrar os conhecimentos teóricos obtidos ao longo do curso, aplicando-os em cenários de trabalho ilustrativos da carreira de Guia de Natureza, de modo a permitir ao aluno sintetizar e apreender na prática a interdisciplinariedade própria da sua profissão. Espera-se, designadamente, que o estudante aprenda:
— A tipificar e enquadrar a oferta de produtos de animação ambiental viáveis em termos jurídicos, sociais e ecológicos numa dada região;
— A tipificar e enquadrar a procura de produtos de animação ambiental numa dada região em termos de público-alvo, discernindo as suas expectativas e meios para a satisfazer;
— A preparar programas detalhados de animação ambiental para uma dada região, integrando num mesmo pacote turístico serviços de interpretação ambiental e de desporto de natureza;
— A confimar a coerência dos programas propostos com o código de conduta das empresas de turismo de natureza.
Programa
1. Os serviços de GN: tipificação, segmentação e regulamentação dos serviços de interpretação ambiental e de desportos de natureza;
2. Produtos e recursos associados ao Guia de Natureza: fontes de informação (bibliografia, cartografia, meios audiovisuais), materiais e equipamento (requisitos técnicos e de segurança, variedade da oferta), actividades e seu enquadramento jurídico-administrativo (observação da fauna, flora e geologia; desportos de natureza; excursionismo, pedestrianismo e montanhismo, etc.).
3. Programação de eventos de animação ambiental: a selecção de métodos de interpretação e de modalidades de desporto consoante a região e o perfil do público-alvo; o planeamento logístico (alojamento, alimentação, equipamento); a prevenção e segurança (planos de socorros e de contingência), a conduta ambiental (prevenção de danos).
4. Legislação ambiental aplicável (atividades turísticas, atividades económicas e responsabilidade civil).
5. Tramitação dos requisitos legais
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Batista, CAFJ. Fatores de competitividade do micro cluster turismo de natureza no destino turístico região de turismo de Lisboa. Lisboa: ISCTE, 2017
Direcção-Geral do Consumidor — Actividades de Ar Livre: O que deve saber sobre actividades de ar livre. Lisboa. S/D
Fennell, D. — Ecotourism. Routledge, 2014.
Ham, S. — Interpretation: Making a Difference on Purpose. Fulcrum Publishing. 2013
Martin, B., C. Cashel, M. Waghstaff, M. Breuning — Outdoor Leadership: Theory and Practice. Human Kinetics. 2006
Nasarre, J.M. — La Responsabilidad Civil en Deportes de Montaña e Actividades en la Naturaleza. Desnível. 2013
Tod Schimelpfenig e Linda Lindsey —Wilderness First Aid. NOLS & Stackpole Books, 1991