Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular desenvolverá competências de actuação profissional e de forte aplicação prática.
Pretende estimular capacidades reflexivas e de actuação sobre práticas de secretariado e assessoria, dos
processos inerentes à inovação nas organizações, bem como assessorar a direcção relativamente à
introdução de melhorias continuas nas práticas de trabalho.
Competências saber-saber
1) compreender actividades de secretariado e assessoria no contexto do funcionamento estratégico das
organizações
2) compreender a importância dos normativos da Qualidade para a inovação das organizações
3)compreender, gerir e avaliar boas práticas de secretariado
Competências saber-fazer
1) saber articular práticas de assessoria com objectivos organizacionais
2) aplicar práticas de organização de processos de trabalho
3) aplicar técnicas de comunicação nas organizações
4) assessorar e aconselhar a direcção sobre necessidades de informação
Programa
1.Assessoria de Direcção e o Desenvolvimento Organizacional
a. Importância da Assessoria e o desenvolvimento dos objectivos das organizações
b.Práticas relevantes de Assessoria de Direcção para o desenvolvimento das organizações
2.Comunicação Organizacional e as práticas de Assessoria
2.1. Análise às necessidades de comunicação
a. Relações Públicas e a actuação da Comunicação Institucional
b. Técnicas de apoio à identificação de públicos estratégicos nas organizações
2.2. Comunicação Interna e a Assessoria
a. Comunicação Interna, os eixos e as orientações estratégicas
b. Desenvolvimento da Comunicação Interna e o apoio da Assessoria
2.3. A Qualidade e a auditoria interna
a. Normativos de actuação da Qualidade nas Organizações
b. Melhoria continua e a Qualidade
3.Práticas aplicadas
a.Redacção do relatório de identificação de necessidades de informação estratégias
b.Redacção do relatório qualidade e a identificação de oportunidades de melhoria
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de Comportamento
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ROCHA, J. (2006). Gestão da Qualidade. Escolar Editora, Lisboa
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