Práticas de Secretariado e Assessoria I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos da língua portuguesa ao nível do 12º ano de escolaridade.

Informática na ótica do utilizador.

 

Knowledge of the Portuguese language at the level of the 12th grade.

Computers from the user’s point of view.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

a) Sessões de caráter teórico-prático de análise e discussão de casos.

b) Sessões de caráter prático e de aplicação de técnicas.

 

The syllabus contents will be developed using:

a)     Theorical-practical sessions of analysis and discussion of cases.

b)    Practical sessions of application of techniques.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular desenvolverá competências de atuação profissional e de forte aplicação prática.

Pretende estimular capacidades reflexivas e de atuação sobre práticas de secretariado e assessoria, dos
processos inerentes à inovação nas organizações, bem como assessorar a direção relativamente à
introdução de melhorias continuas nas práticas de trabalho.

Competências saber-saber

  • Compreender atividades de secretariado e assessoria no contexto do funcionamento estratégico das organizações.
  • Compreender a importância dos normativos da Qualidade para a inovação das organizações.
  • Compreender, gerir e avaliar boas práticas de secretariado.

Competências saber-fazer

  • Saber articular práticas de assessoria com objetivos organizacionais.
  • Aplicar práticas de organização de processos de trabalho.
  • Aplicar técnicas de comunicação nas organizações.
  • Assessorar e aconselhar a direção sobre necessidades de informação.

 

This curricular unit will develop professional acting skills with strong practical application.

It aims at stimulating the reflexive and acting skills on secretarial and assistance practices, of the processes involved in
the organizations innovation, as well as assisting the direction in the introduction of continuous improvements
in working practices.

Know-know skills

  • Understand secretarial and assistance activities in the context of the organizations strategic operation.
  • Understand the importance of the Quality regulations for the organizations innovation.
  • Understand, manage and evaluate secretarial good practices.

Know-how skills

  • Know how to articulate assistance practices with organizational aims.
  • Apply work processes organization practices.
  • Apply communication techniques in the organizations.
  • Assist and advise the direction about the information needs.

Programa

1.  Assessoria de Direção e o Desenvolvimento Organizacional

  • Importância da assessoria de direção no desenvolvimento organizacional.
  • Cultura, clima e comportamento organizacional.
  • Objetivos como mecanismo motivacional.
  • Práticas relevantes de assessoria de direção para o desenvolvimento das organizações.

 2. Comunicação Organizacional e as Práticas de Assessoria

  • Relações públicas e comunicação institucional.
  • Comunicação interna e a assessoria.
  • A melhoria contínua e a qualidade.

3. Importância da eficácia da Comunicação Interpessoal na Assessoria e Secretariado

  • O perfil do profissional de secretariado e assessoria.
  • Funções de secretariado e assessoria.
  • Importância da comunicação interpessoal para o êxito das funções do profissional de secretariado e assessoria.

 

4. Práticas aplicadas

  • Redação documentos diversos de apoio à gestão.

 

1.    Management assistance and the Organizational Development

  • Assistance importance in the organizations objectives development.
  • Organizational culture and behaviour.
  • Objectives as a motivational mechanism.
  • Management Assistance relevant practices for the organizations development.

2.    Organizational Communication and the Assistance practices

  • Public Relations and the Institutional Communication acting.
  • Internal communication and Assistance.
  • Continuous improvement and the Quality.

3.    The importance of effectiveness of Interpersonal Communication in Advisory and Secretariat

  • The profile of Secretarial and Assistance professional.
  • Secretarial and Assistance functions
  • The importance of interpersonal communication for the success of the Secretarial and Assistance functions.

 4.    Applied practices.

  • Writing of various management support documents.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amaral, I. (2000). Imagem e Sucesso – Guia de Protocolo para Empresas. Editorial Verbo.

Beckhard, R. (1969). Organization Development Strategies and Models, Addison – Wesley, Reading, MA.

Beirão, I. & Al. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Corroios: Plátano Editora.

Borges, Maria João. (2015). 3ª Edição. ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

Cunha, M. & Al. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa. 8.ª Edição. Lisboa: RH Editora.

Cushway, B. & Lodge D. (1993). Organizações, Planeamento e Comportamento. Lisboa: Clássica Editora (versão portuguesa).

Détrie Ph. e Broyez C. (2001). La communication interne au service du management. Paris: Liaisons.

Diridollou, Bernard. (2002). Gerir a sua Equipa Dia a Dia. Bertrand Editora.

Freixo, M. (2012).Teorias e Modelos de Comunicação. 3.ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget.

Henriet B. e Boneu F. (1990). Audit de la communication interne. Paris: Les Editions de l’Organisation.

Malone, M. (1992). The Virtual Organization: Structuring and Revitalizing the Corporation of the 21st Century. New York: Harper Business.

Moura, R. (2016). Gestão e Desenvolvimento Sócio-organizacional. Lisboa: CIDEC- Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos.

Moreira, I. (2014). A Excelência no Atendimento. 4ª Edição atualizada. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Moreira, I. (2016). Correspondência Comercial. 3.ª Ed. Lisboa: ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

Lorente, M. José G. (2001). Manual Prático da Secretária Eficiente. Nick Buendía: Clube do Livro Técnico.

Nascimento, E. e Trabula, M. (2016). Elucidário de como elaborar documentos de interesse geral. 19.ª Ed. Coimbra: Edições Almedina.

Neves, J. & al. (2006). Manual de Competências Pessoais e Instrumentais – Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo.

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Pedrosa, I. & Teixeira, M. P. (2000). Organização e Práticas de Secretariado. Lisboa: Universidade Aberta.

Rego, A. (2010). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. 2.ª Ed. Lisboa: 2010. Villafane, J. (1998). Imagem Positiva – Gestão Estratégica da imagem das empresas. Lisboa: Edições Sílabo (versão portuguesa).

Bibliografia eletrónica:

Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas. http://www.asp-secretarias.pt.

Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo. http://www.aporep.com/.