Resultados de Aprendizagem
Competências saber-saber
1) desenvolver competências pessoais na interacção com públicos internos
2) integrar a comunicação interpessoal na qualidade do trabalho em equipas interdisciplinares.
3) compreender a correcta aplicação de técnicas de comunicação interpessoal
Competências saber-fazer
1) aplicar técnicas de comunicação na condução de reuniões
2) identificar necessidades comunicativas nas relações de trabalho
3) aplicar técnicas de comunicação interpessoal
4) aplicar técnicas de apoio à resolução de conflitos
Programa
1. Importância da eficácia da Comunicação Interpessoal na Assessoria e Secretariado
a. Formas de comunicação e estruturas de comunicação
b. Importância da Comunicação para as relações interpessoais e os efeitos nas práticas de Secretariado
2. Assessoria e a sua integração no funcionamento das equipas de trabalho
2.1- Estilos de comunicação individual e a relação com práticas de Secretariado e Assessoria
a. Desafios da integração do trabalho individual em equipas multidisciplinares
b. Conflito no trabalho e as orientações da comunicação
2.2- Aplicações técnicas da Assessoria ao nível da Comunicação
a. Assessoria e o apoio aos processos de liderança nas organizações
b. Comunicação técnica na Assessoria aplicada à resolução de conflitos
3. Resolução de problemas nas organizações através da Comunicação eficaz em Secretariado e Assessoria
a. Análise e resolução de problemas de comunicação
b. Análise e discussão de casos em Assessoria ao nível da Comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Anderson, J. (1996). Communication Theory: Epistemological Foundations. Nova Iorque: The Guilford Press
Berlo, D. (1999). O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes.
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de Comportamento
NCE/11/00236 — Apresentação do pedido – Novo ciclo de estudos Page 86 of 114
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Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora
Estanqueiro, A. (2005). Saber lidar com as pessoas (11.º ed.) Lisboa: Editorial Presença
Fachada.M.O.(2005) Psicologia das relações interpessoais, 1.º e 2º volume, (7.º ed.) Lisboa: Ed.Rumo
Hersey, P. & Blanchhard, K. (1986). Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança
situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA