Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados sempre que possível meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão
global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.
2. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa –
Inovação e Recursos Humanos.
3. Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1. Compreender o processo de gestão
2. Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.
3. Compreender o papel central das pessoas nas organizações.
4. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.
Programa
1. A Gestão e os gestores
2. Funções dos gestores:
a. Planear
b. Organizar
c. Liderar e motivar
d. Controlar
3. Funções empresariais
a. Inovação
b. Recursos Humanos.
4. Integração: Estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ferreira, MF, Santos, JC, Reis, N e Marques, T (2010) “Gestão Empresarial”, Ed. Lidel. (Obra aconselhada)
Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”,
Pearson Edition, 4ª Ed.
Boddy, David (2008) “Management, An Introduction”, Prentice-Hall, 4th Edition.
Donnely, James, Gibson, James e Ivancevich, John (2000) “Administração – Princípios de Gestão
Empresarial”, McGraw-Hill, 10ª ed.
Teixeira, Sebastião (2005) “Gestão das organizações”, McGraw-Hill, 2ª ed.