Princípios de Gestão de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Apenas os conhecimentos básicos do secundário.

Métodos de Ensino

A UC funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva dos temas com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos, questões e temas exemplificativos da vida real. 

Serão utilizados, sempre que possível, meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta disciplina transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o seu sucesso.

Em particular estaremos preocupados com o enquadramento da empresa, no contexto onde opera e dos desafios que as empresas enfrentam atualmente.

Abordam-se, de seguida, as diversas funções do gestor – planear, organizar, liderar e motivar e controlar.  

Afigura-se ainda de extrema importância apresentar ao aluno algumas funções empresariais em que se organiza a atividade da empresa – Inovação, Marketing e Recursos Humanos. A função financeira será abordada de forma transversal ao planeamento e controlo.

Pretende-se finalmente integrar os conhecimentos anteriores com o pensamento estratégico e global do negócio.

Estimula-se também o trabalho em equipa utilizando metodologias que envolvam os alunos ativamente no processo de aprendizagem.

Espera-se desenvolver as seguintes competências a desenvolver nos alunos:

1. Compreender o processo de gestão

2. Compreender a importância do marketing, das pessoas, da inovação e das finanças para o sucesso empresarial.

3. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia para alcançar os objetivos pretendidos.

Programa

Capítulo I – A GESTÃO E OS GESTORES.

1 – A Gestão, os gestores e as empresas.

1.1.  O que é a gestão.

            1.2. Os gestores e suas funções, papéis e competências.

            1.3. As empresas: Objetivos, recursos e funções empresariais.

1.4. A empresa como sistema aberto: o contexto externo.

1.5. Os resultados e a avaliação da performance das empresas

2 – A Globalização e internacionalização de empresas

 

Capítulo II – AS FUNÇÕES DO GESTOR E DA GESTÃO: PLANEAR, ORGANIZAR, MOTIVAR E LIDERAR, CONTROLAR

A – PLANEAR

1 – O Planeamento: Uma visão geral

            1.1 – O planeamento e os seus níveis básicos

1.2 – A importância dos objetivos no processo de planeamento

                        1.2.1 – Visão, Missão e objetivos

                        1.2.2 – Definição de objetivos: tipologia e formulação 

                        1.2.3 – A gestão por Objetivos

1.3 – Tipos de Planos

1.4. Elaboração de um plano. Exemplo prático

 

2 –Fundamentos para a tomada de decisão

            2.1 -Tipos de decisão

            2.2 – O processo de tomada de decisão

            2.3 – O modelo racional.

            2.4 – Estilos de tomada de decisão

 

B – ORGANIZAR

1 – Funções da estrutura

2 – Dimensões Estruturais

3 – Determinantes da escolha da estrutura

4 – Formatos estruturais.

5 – Aplicações: Construção do organigrama

 

C – MOTIVAR E LIDERAR

1 – A Motivação

            1.1 – As principais visões sobre a motivação

            1.2 – Visões contemporâneas

                        1.2.1 – As teorias das necessidades: Maslow e Herzberg

                        1.2.2 – Teoria da Expectativa

                        1.2.3 – Teoria da Equidade

                        1.2.4 – Teoria de Reforço   

 2 – Liderança

            2.1 – Conceito

            2.2 – Liderança versus gestão

            2.3 – Abordagens tradicionais

             2.4 – Abordagens recentes

 

D – CONTROLAR

1 – O Controlo

            1.1 – O que é o controlo

            1.2 – A importância do controlo

            1.3 – Tipos de controlo

            1.4 – Métodos de controlo

            1.5 – Métodos tradicionais

            1.6 – Novas tendências de controlo

 
 

CAPÍTULO III – FUNÇÕES EMPRESARIAIS: INOVAÇÃO, MARKETING E RECURSOS HUMANOS

A – INOVAÇÃO

1 – A Inovação

1.1 – Conceitos fundamentais.

1.2 – Inovar: Como, quem e porquê?

1.3 – As formas de inovar

 

B – MARKETING 

1 – Evolução do conceito de marketing

2 – Funções do marketing

3 – Segmentação e posicionamento

4 – Marketing-mix

 

C – Gestão de pessoas

1 – A gestão de pessoas na empresa

            1.1 – O processo da estão de pessoas: uma visão tradicional

            1.2 – Objetivos e políticas em gestão de pessoas

2 – As atividades da Gestão de Pessoas

 

CAPÍTULO IV – A INTEGRAÇÃO FINAL: FUNÇÃO ESTRATÉGICA

1 – O conceito de “Estratégia”

2 – O processo da gestão estratégica

          2.1 – As 5 tarefas da estratégia

          2.2 – Níveis de estratégia 

3 – A análise estratégica

           3.1 – Análise interna: “recursos e capacidades” e “cadeia de valor”  

           3.2 – Análise externa

                   3.2.1 – Nível Macro: análise PESTAL

                   3.2.2 – Nível Micro: as “5 forças da concorrência” de Porter

4 – A escolha da estratégia

          4.1 – A Matriz Produto-Mercado de Ansoff

          4.2 – As estratégias genéricas de Porter

5- Implementação da estratégia

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fundamental

Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações, Escolar Editora, 4ª ed.

Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna (2nd ed.). Actual. Coimbra

 

Complementar

Carvalho, J. E. (2011). Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais,  Ed. Sílabo.

Ferreira, M. F., Santos, J.C., Reis  e Marques, T. (2010). Gestão Empresarial, ED. Lidel.

Robbins S. e Culter M. (2012). Management, Prentice-Hall, 11ª Ed.

Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”, Pearson Edition, 4ª Ed.

Silva, G.S. e Silva J.T. (2019). Estratégia, Atual Editora.

Sousa, A. (1988). Introdução à gestão de empresas, Verbo Ed.

Stoner, J., Freeman, E. e Gilbert Jr, D. (1995). Management, Prentice-Hall, 6ª Ed.

Weinrich (1994). Global management, McGraw-Hill, 3ª Ed.