Princípios de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação activa.
Utilizar-se-ão ainda diapositivos, que incluirão figuras, para que os alunos possam ter uma perspectiva mais próxima da realidade do marketing.

Recorrer-se-á, igualmente, ao estudo de casos reais através da constituição de grupos de trabalho.

Para os alunos que escolham a avaliação periódica, serão propostos trabalhos desenvolvidos em equipa.

O Trabalho de equipa inclui:

  • Uma primeira apresentação da equipa sobre a sua perçepção do marketimg
  • Trabalho de campo, sendo constituído por reuniões e pesquisa, e elaboração do relatório escrito;
  • Exposição do trabalho numa aula com a participação da equipa

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular, Princípios do Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing.
Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das
políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao
desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
Esta disciplina deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas
capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adoptar uma atitude activa voltada para o cliente e para o
mercado.

Programa

Parte I – Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais do marketing
Parte II – Estudo do mercado
2. A análise do mercado e dos seus intervenientes
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III – Segmentação e Diferenciação
5. A segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
Parte IV – Políticas de Marketing
8. Produto
9. Preço
10. Distribuição
11. Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Bibliografia fundamental

    • Kotler, P., Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing. 15ª Edição.São Paulo: Pearson.

     

    Outra bibliografia:

    • Baynast, A. et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
    • Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
    • Zeithaml, V. A.; Bitner, M. J. (2003). Marketing de Serviços – A Empresa com foco no Cliente. 2ª Edição. São Paulo: Bookman.