Princípios de Marketing

Métodos de Ensino

A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação activa.
Utilizar-se-ão ainda diapositivos, que incluirão figuras, para que os alunos possam ter uma perspectiva mais próxima da realidade do marketing. Recorrer-se-á, igualmente, ao estudo de casos reais através da constituição de grupos de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular, Princípios do Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações. Esta disciplina deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adoptar uma atitude activa voltada para o cliente e para o mercado.

Programa

Parte I – Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais do marketing
Parte II – Estudo do mercado
2. A análise do mercado e dos seus intervenientes
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III – Segmentação e Diferenciação
5. A segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
Parte IV – Políticas de Marketing
8. Produto
9. Preço
10. Distribuição
11. Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, Philip, ARmestrong, G., Saunders, J. e Wong, V. (2004), Principles of Marketing, Londres, Prentice- Hall Europe. ı Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.V. (2004), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Lisboa, Publicações D.Quixote.