Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve saber e compreender a anatomo-fisiologia do sistema auditivo (periférico e central);
O estudante deve saber patologia audio-vestibular.
O estudante deve saber como avaliar o Processamento auditivo (central).
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e Aulas práticas, onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de treino lecionadas.
Resolução de exercícios práticos durante as aulas T/P e discussão de casos clínicos.
Possibilidade de aulas online até 20%.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular visa proporcionar aos alunos:
A capacidade de identificar os processos envolvidos no processamento auditivo, identificando as necessidades clínicas, de realização do treino auditivo, assim como determinar qual os métodos e modelos a adaptar consoante cada caso clínico.
O conhecimento dos modelos e teorias cognitivas relativas aos efeitos do treino pretende dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam reconhecer todos os instrumentos disponíveis para conduzir o processo de reabilitação.
Programa
Diagnóstico Vs Treino auditivo. Neuroplasticidade no treino auditivo. Treino Formal vs Informal. Modelos e etapas de treino auditivo:
Abordagens de tratamento para indivíduos diagnosticados com CAPD (ASHA, 2005):
10 horas:
1. Remediação direta das competências
2. Estratégias compensatórias
3. Modificações ambientais
1. Remediação de Competências Diretas
-Remediação de competências diretas
-Formação por computador
-Treino de Transferência Inter-hemisférica
2 horas:
2. Estratégias Compensatórias
-Estratégias compensatórias
-Abordagens de tratamento baseadas em linguagem/curricular
5 horas:
3. Modificações Ambientais
-Reforço do sinal auditivo e ambiente de escuta
-Reforço do sinal auditivo
-Alterações ao ambiente de audição
-Abordagens de Gestão (Top-Down)
Avaliação da evolução do Tratamento.
2 horas:
Protocolos adequados à idade e dificuldades dos indivíduos, interpretação dos resultados.
2 horas:
Efeitos do treino auditivo: evidências comportamentais e eletrofisiológicas.
6 horas:
Casos Clínicos e elaboração do relatório clínico;
3 horas:
Revisões e avaliação escrita
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária:
ASHA. (2005). American Speech Language Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders. Retrieved Março 4, 2011, from www. URL:http://www.asha.org/members/deskref-journals/deskref/default.
Baran, J. A. (2014).Test battery principles and considerations. In G. D. Chermak & F. E. Musiek (Eds.), Handbook of (central) auditory processing disorder. Volume I: Auditory neuroscience and diagnosis (pp. 291–323). San Diego, CA: Plural.
Chermak, G. D., & Musiek, F. E. (2002). Auditory training: Principles and approaches for remediating and managing auditory processing disorders. Seminars in Hearing, 23, 297–308.
Musiek, F. E., Shinn, J., & Hare, C. (2002). Plasticity, auditory training, and auditory processing disorders. Seminars in Hearing, 23, 273–275
Schochat, E.; Carvalho, L.Z.; Megale, R.L. Treinamento auditivo: Avaliação da manutenção das habilidades. Pró-fono 2002, 14, 93–98.
Secundária:
Não aplicável