Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável
Métodos de Ensino
Método expositivo e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.
Até um limite de 25% as aulas poderão ser lecionadas on-line.
Visita a laboratório de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Saber os diferentes tipos de perceção.
Saber definir memória e seus mecanismos neurológicos.
Saber distinguir os diferentes tipos de memória.
Saber definir atenção e a sua importância na escuta.
Refletir sobre a importância das emoções e dos sentimentos na memória, na atenção e no processamento auditivo/escuta
Refletir sobre o impacto da hipoacusia na memória, na atenção e nas emoções
Distinguir as noções de linguagem, de língua e de fala: refletindo sobre a influência de Saussure;
Conhecer os principais aspetos da aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança;
Conhecer os principais aspetos da aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças com hipoacusia;
Perceber as implicações linguísticas do bilinguismo;
Conhecer os diferentes paradigmas de estudo do desenvolvimento da linguagem na criança.
Saber relacionar a perceção, a memória e a linguagem.
Saber as diferentes etapas da aprendizagem da leitura e sua relação com a perceção (auditiva, visual e proprioceção)
Programa
2 horas:
1. Definição de Cognição
8 horas:
2. Estudo cognitivo da Perceção
3. Estudo cognitivo da Memória
4. Estudo cognitivo da Atenção
5. A importância das Emoções e Sentimentos na percepção auditiva, na atenção e na memória
6. Hipoacúsia e seu impacto na memória, designadamente na memória auditiva no geral e fonológica em particular
8 horas:
7. Aquisição da linguagem
8. Aquisição da linguagem e hipoacusia
9. Aquisição da linguagem e bilinguísmo
2 horas:
10. Paradigmas de Estudo da aquisição da linguagem infantil
3 horas:
11. Conceito de Aprendizagem
12. Aprendizagem da Leitura
4 horas
13. Visita a um laboratório de investigação de estudo de algum processo cognitivo
Revisões e avaliação escrita – 3 horas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
BEATA S (2020) Saussure’s Linguistics, Structuralism, and Phenomenology: The Course in General Linguistics after a Century Palgrave Macmillan ISBN-13:978-3030430962
BHATNAGAR, S (2017) Neuroscience for the Study of Communicative Disorders. 5th Ed.Lippincott Williams & Wilkins ISBN:978-1-49-633151-9
DELGADO-MARTINS, R (1988), Ouvir Falar, Introdução à Fonética do Português, Colecção Universitária, série Linguística, Ed. Caminho, Lisboa
CHERMAK,G & MUSIEK, F (2014) Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder (Vol. II) San Diego: Plural Publishing. ISBN-13:978-1597565622
MOORE, D (2010) The Oxford Handbook of Auditory Science: The Auditory Brain. New York: Oxford University Express DOI:10.1093/oxfordhb/9780199233281.001.0001
MUSIEK, F & BARAN, J (2020). The Auditory System: Anatomy, Physiology and Clinical Correlates. Boston: Pearson Education, Inc. ISBN13:978-1-94488-300-3
SERRANO, M (2018) Impacto da Hipoacúsia Ligeira na Aprendizagem da Leitura. Tese de Doutoramento. U. Lisboa
SECUNDÀRIA:
Não aplicável.