Métodos de Ensino
A exposição teórica precede a parte prática dando assim a estrutura necessária à aquisição de conhecimento aplicado nas folhas práticas. Todo o material das componentes teóricas e práticas é disponibilizado numa plataforma electrónica bem como a bibliografia onde se encontram as ligações para os exemplos, casos de estudo dos autores adoptados.
Resultados de Aprendizagem
a) Objectivos:
Dotar os alunos de um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas que permitam a construção de software
em variados domínios de aplicação.
b) Competências a adquirir:
No final do semestre, o aluno deverá:
1. Ter uma visão global do papel de um engenheiro de software
2. Saber efectuar uma análise de requisitos
3. Ser capaz de elaborar a arquitectura do software a ser desenvolvido
4. Saber escolher as técnicas de implementação mais adequadas
5. Ter conhecimentos num conjunto de técnicas de validação
6. Estar consciente dos desafios que se colocam à construção de aplicações seguras.
Programa
1. Engenharia de Software
1.1. Introdução
1.2. Sistemas sóciotécnicos
1.3. Sistemas críticos
1.4. Processos de software
2. Análise de requisitos
2.1. Requisitos do software
2.2. Engenharia de requisitos
2.3. Modelos de sistema
3. Projecto de software
3.1. Projecto da arquitectura
3.2. Arquitecturas genéricas
3.3. Projecto da interface com o utilizador
4. Desenvolvimento de software
4.1. Métodos expeditos de desenvolvimento
4.2. Reutilização de software
4.3. Engenharia baseada em componentes
5. Verificação e validação
6. Engenharia da Web
6.1. Planeamento do projecto de engenharia Web
6.2. Modelação de análise para aplicações Web
6.3. Modelação de projecto para aplicações Web
6.4. Teste de Aplicações Web
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Software Engineering: A Practitioner’s Approach by Roger Pressman (7th edition)
2. Software Engineering, 9th Edition by Ian Sommerville