Produção Científica e Bioestatística

Métodos de Ensino

As aulas consistem numa exposição teórica da matéria mas sempre acompanhada de exemplos práticos para que haja uma melhor e mais fácil compreensão desta. A resolução de exercícios práticos é feita utilizando o suporte informático SPSS tornando assim possível a aplicação da matéria lecionada a casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno fique com um visão atual e abrangente dos principais métodos e técnicas a ter em consideração no desenvolvimento de um trabalho de investigação no domínio das ciências da saúde. O aluno deve ainda adquirir aptidões para compreender as condições subjacentes à aplicabilidade dos modelos teóricos utilizados para a análise estatística, bem como analisar e interpretar os resultados obtidos. Os alunos deverão ainda conseguir utilizar a aplicação informática SPSS (Statistical Package for Social Sciences) na resolução de problemas envolvendo os conceitos desenvolvidos na unidade curricular.

Programa

Introdução à investigação científica:
Conhecimento de Senso Comum vs conhecimento Científico;
Problema, Questão de investigação;
Hipóteses de investigação.
Etapas de uma investigação.
Variáveis em investigação e Tipos de estudos científicos.
Características Psicométricas: Fidelidade, validade da investigação.
Métodos e técnicas de amostragem. Dimensão da Amostra.
Estratégias estatísticas de tratamento dos dados.
Testes de hipóteses: erro de tipo I e de tipo II, nível de significância, potência; valor-p (valor prova) de um teste.
Inferência Estatística sobre os parâmetros de populações normais e não normais (grandes amostras). Inferência Estatística não Paramétrica: métodos não paramétricos para estudo de uma população e para comparação de duas ou mais populações.
Testes de independência e homogeneidade em tabelas de contingência.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fortin, Marie-Fabienne. (2009). Fundamentos e etapas do processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.
Pocinho M.(2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel
Ribeiro, J. L. (2010). Metodologias de Investigação em Psicologia e Saúde (3ª ed.). Porto: Legis.
Francisco Mercês de Mello, Rita Cabral Guimarães (2015). Métodos Estatísticos para o Ensino e a Investigação nasCiências da Saúde, Edições Sílabo.
Gilda Cunha, Mª do Rosário Martins, Ricardo Sousa, Filipa Ferraz de Oliveira.(2007). Estatística aplicada às ciências etecnologias da saúde, Lidel.
Joaquim Pinto Coelho, Inês Legatheaux Martins, Luísa Margarida Cunha (2008), Inferência Estatística – Com utilizaçãodo SPSS e G*power, Edições Sílabo.
João Maroco (2003). Análise estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
Pedro Marques Vidal (2005). Estatística prática para as ciências da saúde, Lidel.