Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Em cada sessão pretende-se alinhar a exposição de conteúdos teóricos com a sua aplicabilidade no universo digital. Exemplos práticos de comunicação e discussão de casos de estudo. A execução de pequenos exercícios em ambiente de aula com o objetivo de reforçar os laços entre conteúdo exposto e a sua aplicabilidade prática.
A avaliação contínua contempla os seguintes momentos:
a) Participação nas aulas (30%)
b) Criação de trabalho individual (40%)
c) Apresentação de trabalho em aula (30%)
Resultados de Aprendizagem
Num contexto de profusão de conteúdos no universo mediático e com recurso a diversos suportes, é objetivo desta Unidade Curricular o aprofundamento de conhecimentos na vertente escrita e audiovisual das ferramentas disponíveis em ambiente digital.
Com o recurso a aulas expositivas combinando conhecimentos teóricos e práticos, pretende-se abordar e reconhecer as características únicas de cada suporte e entender as necessidades de adaptação das características de cada linguagem para uma comunicação bem-sucedida.
No final pretende-se que possam compreender a aplicabilidade dos conhecimentos lecionados e estejam habilitados a produzir e optar por linguagens distintas compreendendo as especificidades de cada suporte e ferramentas disponíveis para a comunicação digital.
Programa
1. Enquadramento das transformações tecnológicas e o modo como modificaram o panorama mediático.
2. A importância da produção audiovisual e o panorama multimédia.
3. A criação do guião como base na produção e fatores técnicos a ter em conta na criação de conteúdos como fotografia, vídeo e captura áudio.
4. Princípios de storytelling e a produção e construção de narrativas multimédia
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Apresentação de trabalho em aula - 30.0%
- - Participação nas aulas - 30.0%
- - Criação de trabalho individual - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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CARDOSO, G. et al. (2015). “Digital Media and Society: Transforming Economics, Politics and Social Practices”.
FORD, S. (2007). As the world turns in a convergence culture. (Master’s dissertation, Comparative Media Studies, MIT, 2007). Retrieved January 20, 2021, from http://cms.mit.edu/research/theses/SamFord2007.pdf
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