Produção de conteúdos digitais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Em cada sessão pretende-se alinhar a exposição de conteúdos teóricos com a sua aplicabilidade no universo digital. Exemplos práticos de comunicação e discussão de casos de estudo. A execução de pequenos exercícios em ambiente de aula com o objetivo de reforçar os laços entre conteúdo exposto e a sua aplicabilidade prática.

 

A avaliação contínua contempla os seguintes momentos:

a)              Participação nas aulas (30%)

b)              Criação de trabalho individual (40%)

c)              Apresentação de trabalho em aula (30%)

Resultados de Aprendizagem

Num contexto de profusão de conteúdos no universo mediático e com recurso a diversos suportes, é objetivo desta Unidade Curricular o aprofundamento de conhecimentos na vertente escrita e audiovisual das ferramentas disponíveis em ambiente digital.

Com o recurso a aulas expositivas combinando conhecimentos teóricos e práticos, pretende-se abordar e reconhecer as características únicas de cada suporte e entender as necessidades de adaptação das características de cada linguagem para uma comunicação bem-sucedida.

No final pretende-se que possam compreender a aplicabilidade dos conhecimentos lecionados e estejam habilitados a produzir e optar por linguagens distintas compreendendo as especificidades de cada suporte e ferramentas disponíveis para a comunicação digital.

Programa

1. Enquadramento das transformações tecnológicas e o modo como modificaram o panorama mediático.

2. A importância da produção audiovisual e o panorama multimédia.

3. A criação do guião como base na produção e fatores técnicos a ter em conta na criação de conteúdos como fotografia, vídeo e captura áudio.  

4. Princípios de storytelling e a produção e construção de narrativas multimédia

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação de trabalho em aula - 30.0%
  • - Participação nas aulas - 30.0%
  • - Criação de trabalho individual - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BERNARDO , N. (2011). The Producer’s Guide to Transmedia: How to Develop, Fund, produce and Distribute Compelling Stories across Multiple Platforms. London: beActive books.

CARDOSO, G. et al. (2015). “Digital Media and Society: Transforming Economics, Politics and Social Practices”.

FORD, S. (2007). As the world turns in a convergence culture. (Master’s dissertation, Comparative Media Studies, MIT, 2007). Retrieved January 20, 2021, from http://cms.mit.edu/research/theses/SamFord2007.pdf

JENKINS, H (2006). “Convergence Culture: Where Old and New Media Collide.” NYU Press, 2006.

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MANOVICH, L. “The Language of New Media.” MIT Press, 2001.

MCLUHAN, M. “”The Medium is the Massage: An Inventory of Effects”, 1967

RYAN, M.-L. (2017). The Aesthetics of Proliferation.