Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Os estudantes poderão escolher a modalidade de avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua inclui a realização do trabalho de preparação do guião e do dossier de produção (50%) e a produção de um vídeo (50%). A participação nas tarefas da equipa desenvolvidas em aula é obrigatória. A avaliação por exame é feita através de uma prova escrita, com uma parte teórica (50%) e exercícios de aplicação (50%).
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Produção de Conteúdos Informativos Online centra-se na noção de escrita não-linear e nos elementos da experiência do utilizador na interacção Humano-Computador.
Esta unidade curricular explorar o recurso ao multimédia integrado na edição electrónica, dotando os alunos de capacidades para conceber e desenvolver hipertextos e conteúdos informativos digitais.
Pretende-se capacitar os alunos para a administração de plataformas de difusão de conteúdos na web e fornecer noções básicas de concepção de sites/portais/fóruns para difusão de conteúdos na web.
O contexto desta unidade curricular é o novo cenário digital multimédia, procurando fornecer aos estudantes ferramentas práticas para: a recolha de informação, produção de conteúdos para vários suportes, estabelecimento de uma relação com a audiência e os seus próprios conteúdos, publicação e gestão em diferentes plataformas.
Programa
Media interativos
a). Informação multimédia – natureza, origem, suporte e categorias
b). Navegação e arquitectura da informação: multi-plataformas
c). Hipertexto e hipermedia: escrever para o digital
d). Navegabilidade – usabilidade, acessibilidade e funcionalidade
e). Design da interacção
f). Planificação de conteúdos: princípios do guionismo multimédia
Design, conteúdos e plataformas
a). Design centrado no utilizador
b). Design de Interfaces: a experiência do utilizador – produtos e público-alvo
c). Conteúdos e multiplataformas: suportes de publicação
Gestão de conteúdos
a). Princípios da gestão de conteúdos
b). Funcionalidades da gestão de conteúdos
c). Plataformas: software livre e comercial
d). Aplicações de sistemas de gestão de conteúdos
O cenário digital
a). Jornalismo e redes sociais
b). Novas fontes de informação: o fenómeno do crowdsourcing
c). Agregadores de conteúdo
d). Microblogging e os media
e). Jornalismo e dispositivos móveis
f). A nova audiência: user-genera
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARDOSO, Gustavo; ESPANHA, Rita; ARAÚJO, Vera (orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, PortoEditora
GILLMOR, Dan (2005), Nós os Media, Lisboa, Presença
KRUG, Steve (2000). Don’t make my think, New Riders Press
MEMÓRIA, Filipe (2006). Design para a Internet, Rio de Janeiro, Elsevier
NOCÍ, Javier Díaz; Aliaga; Ramón Salaverría (2003), Manual de Redacción Ciberperiodística, Barcelona, Editorial Ariel
ORDUÑA, Octavio et al. (2007). Blogs: revolucionando os meios de comunicação, Brasil, Thomson
Fontes complementares
GARRAND, Timothy Paul (2006). Writing for Multimedia and the Web. 3nd ed. Boston: Focal Press
LYNCH, Patrick; HORTON, Sarah (2004). Guia de estilo para a web, Barcelona, Editorial Gustavo Gili
McGOVERN, Gerry; NORTON, Rob; O´DOWD, Catherine (2002). Como Escrever para a Web, Lisboa, Centro Atlântico
MCGOVERN, Gerry, NORTON, Rob e O’DOWD, Catherine (2002). The Web Content Style Guide: An Essential Reference for Online Writers