Produção de Conteúdos Informativos Online

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os estudantes poderão escolher a modalidade de avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua inclui a realização do trabalho de preparação do guião e do dossier de produção (50%) e a produção de um vídeo (50%). A participação nas tarefas da equipa desenvolvidas em aula é obrigatória. A avaliação por exame é feita através de uma prova escrita, com uma parte teórica (50%) e exercícios de aplicação (50%).  

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Produção de Conteúdos Informativos Online centra-se na noção de escrita não-linear e nos elementos da experiência do utilizador na interacção Humano-Computador.

Esta unidade curricular explorar o recurso ao multimédia integrado na edição electrónica, dotando os alunos de capacidades para conceber e desenvolver hipertextos e conteúdos informativos digitais.

Pretende-se capacitar os alunos para a administração de plataformas de difusão de conteúdos na web e fornecer noções básicas de concepção de sites/portais/fóruns para difusão de conteúdos na web.

O contexto desta unidade curricular é o novo cenário digital multimédia, procurando fornecer aos estudantes ferramentas práticas para: a recolha de informação, produção de conteúdos para vários suportes, estabelecimento de uma relação com a audiência e os seus próprios conteúdos, publicação e gestão em diferentes plataformas.

Programa

Media interativos

a). Informação multimédia – natureza, origem, suporte e categorias

b). Navegação e arquitectura da informação: multi-plataformas

c). Hipertexto e hipermedia: escrever para o digital

d). Navegabilidade – usabilidade, acessibilidade e funcionalidade

e). Design da interacção

f). Planificação de conteúdos: princípios do guionismo multimédia

 

Design, conteúdos e plataformas

a). Design centrado no utilizador

b). Design de Interfaces: a experiência do utilizador – produtos e público-alvo

c). Conteúdos e multiplataformas: suportes de publicação

 

Gestão de conteúdos

a). Princípios da gestão de conteúdos

b). Funcionalidades da gestão de conteúdos

c). Plataformas: software livre e comercial

d). Aplicações de sistemas de gestão de conteúdos

 

O cenário digital

a). Jornalismo e redes sociais

b). Novas fontes de informação: o fenómeno do crowdsourcing

c). Agregadores de conteúdo

d). Microblogging e os media

e). Jornalismo e dispositivos móveis

f). A nova audiência: user-genera

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARDOSO, Gustavo; ESPANHA, Rita; ARAÚJO, Vera (orgs.) (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede, Porto, PortoEditora

GILLMOR, Dan (2005), Nós os Media, Lisboa, Presença

KRUG, Steve (2000). Don’t make my think, New Riders Press

MEMÓRIA, Filipe (2006). Design para a Internet, Rio de Janeiro, Elsevier

NOCÍ, Javier Díaz; Aliaga; Ramón Salaverría (2003), Manual de Redacción Ciberperiodística, Barcelona, Editorial Ariel

ORDUÑA, Octavio et al. (2007). Blogs: revolucionando os meios de comunicação, Brasil, Thomson

Fontes complementares

GARRAND, Timothy Paul (2006). Writing for Multimedia and the Web. 3nd ed. Boston: Focal Press

LYNCH, Patrick; HORTON, Sarah (2004). Guia de estilo para a web, Barcelona, Editorial Gustavo Gili

McGOVERN, Gerry; NORTON, Rob; O´DOWD, Catherine (2002). Como Escrever para a Web, Lisboa, Centro Atlântico

MCGOVERN, Gerry, NORTON, Rob e O’DOWD, Catherine (2002). The Web Content Style Guide: An Essential Reference for Online Writers