Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da UC e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta:
- Em aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos alunos?
- Em pesquisa bibliográfica pelos alunos para preparação de itinerários técnicos no âmbito da UC e sua posterior apresentação e discussão em aula.
Resultados de Aprendizagem
O mestre em Agropecuária deve reconhecer a importância das boas práticas agrícolas na preservação dos ecossistemas, a filosofia associada à Produção Integrada (PRODI) e à Agricultura Biológica (AB) e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura. Saberá avaliar os impactos no ambiente e na saúde pública das práticas associadas à produção agrícola. Ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos em produção sustentável, com proteção da biodiversidade, da paisagem e dos recursos naturais e produção de bens de qualidade diferenciada, valorizados no mercado. O estudante deverá adquirir os conhecimentos que lhe permitam desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecer Códigos de Boas Práticas Agrícolas e as regras de PRODI e AB? 2. Conhecer os apoios institucionais à PRODI e à AB? 3. Conhecer os inimigos das culturas mais importantes e meios de proteção em PRODI e AB? 4. Distinguir as várias correntes de Produção Sustentável? 5. Conhecer as formas de fertilização em AB.
Programa
1. Introdução. Definições e conceitos:
Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB)? A evolução da Produção Sustentável em Portugal e os QCA? O QREN, o PRODER e as Medidas AgroAmbientais e SilvoAmbientais. Elegibilidade e compromissos dos beneficiários.
2. No âmbito da PRODI: As regras de PRODI da Organização Internacional de Luta Biológica? As regras para PRODI em Portugal? A selecção de pesticidas em PRODI? A Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas e legislação nacional.
3. No âmbito da AB: As correntes de AB (orgânica, ecológica, natural, biodinâmica e permacultura)? Conceito de AB e legislação? Mobilização do solo, fertilização e proteção em AB.
4. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos docentes?
5. Itinerários técnicos em PRODI e AB, estudo de casos a apresentar pelos estudantes.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste de exame - 100.0%
- - Teste escrito - 50.0%
- - Itinerário técnico para uma cultura em PRODI e em AB e apresentação oral - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Félix, A.P.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.
Ferreira, J.C. As Bases da Agricultura Biológica. Tomo IProdução Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2013.
Aguiar, A.? Godinho, M.C.? Costa, C.A. Produção Integrada. Coleção Agricultura e Ambiente. SPI. Porto. 2005.
Mendes, F.? Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. DGADR. MADRP. Lisboa. 2009.
Lampkin, N. Organic Farming. Farming Press Books. Ipswich. 1993.
Boller, E.F.? Avilla, J.? Joerg, E.? Malavolta, C.? Wijnands, F.G.? Esbjerg, P. Guidelines for Integrated Production. Principles and Technical Guidelines. 3rd Bulletin OILB/SROP Vol. 27. 2004.
Félix, A.P. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica de Prunóideas. DGADR. MADRP. Lisboa. 2008.
Serrano, J. F. Agricultura Ecológica Manual y Guia Didáctica. IRMA. SL. León. Espanha. 2003.