Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas. Será utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos teóricos que serão exemplificados com situações concretas da realidade Nacional. A exposição será feita recorrendo a apresentações em “power point”, vídeos, demonstrações práticas no terreno, bibliografia e outras referências da especialidade.
Os resultados de aprendizagem serão avaliados de forma formativa e sumativa através do desenvolvimento de um projeto de itinerário técnico de criação e utilização de um produto e um teste escrito.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer as características edafoclimáticas de Portugal, sua diversidade e ditribuição.
2. Conhecer os sistemas de produção nacionais.
3. Conhecer as principais produções agrícolas nacionais e práticas associadas.
4. Conhecer os destinos da produção desde o consumo em fresco à conservação e transformação.
5. Perceber a importância da diversidade do património genético agrícola e da sua preservação.
6. Perceber a importância dos sistemas de produção sustentáveis e de qualidade para a preservação dos ecossistemas e dos territórios.
Programa
1. Enquadramento da produção agrícola nacional. Solo, clima, água e energia. Geografia e agricultura: as grandes regiões agrícolas e os sistemas de agricultura em Portugal. A agricultura e o ambiente agrícola. Tipologia das explorações: dimensão e mercados. Estrangulamentos à produção.
2. Produção agrícola nacional: práticas tradicionais e modernas tecnologias. Principais culturas anuais. Culturas perenes: vinha, fruticultura e olivicultura. Horticultura familiar e industrial. Pecuária extensiva e intensiva.
3. Destino da produção agrícola. Consumo em fresco: frutas e legumes. Conservação: da tradicional às modernas tecnologias. Transformação: da tradicional às indústrias agroalimentares.
4. Produção agrícola e património genético. Preservação de variedades tradicionais de plantas cultivadas e de raças autóctones.
5. Produção agrícola de qualidade regulamentada. Produção sustentável, integrada e biológica. Produtos de qualidade de origem vegetal e origem animal.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Caldas, E. (1991) – A agricultura portuguesa através dos tempos. Lisboa. INIC.
Caldas, E. (1998) – A agricultura na História de Portugal. Empresa de Publicações Nacionais, Lda, Lisboa.
Cavaco, C. (1992) – Portugal rural. Da tradição ao moderno. Lisboa. Ministério da Agricultura.
CMB (2003) – Gentes , Usos e Costumes. Câmara Municipal de Bragança.
GPP (2012) – Portugal Rural : territórios e dinâmicas. MADRP.
INIAP (2004) – Recursos Genéticos Animais em Portugal. Relatório Nacional. Oeiras.
Spedding, C.R.W. (1982) – Sistemas Agrarios. Zaragoza: Editorial Acribia.
Trigueiro, J.; Abreu, J.; Silva, D. (2005) – Conceitos e Práticas em Modernas Explorações Agrícolas. SPI.
Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. (2002) – Fitotecnia: bases y tecnologias de la producción agricola. Madrid: Ed. Mundi-Prensa.
Vinas, I.; Recasens, I.; Usall, J; Graell, J. (2013) – Poscosecha de pera, manzana y melocotón. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.