Programação

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

 

Português:

A atividade letiva decorre em regime presencial ou por videoconferência, com exposição de conceitos, técnicas e métodos, com grande enfoque na resolução de problemas práticos. Será utilizado software de apoio à resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular de Programação define-se como estrutural na licenciatura em Ciência de Dados para Gestão  dado permitir a aquisição de conhecimentos fundamentais e determinantes na compreensão de unidades curriculares posteriores. Pretende-se assim com esta Unidade Curricular alcançar os seguintes objetivos:

  • Conhecer e compreender a arquitetura e funcionamento de um ambiente computacional (software / hardware).
  • Conceber algoritmos simples aplicando adequadas metodologias de programação.
  • Conhecer e compreender a linguagem Python.
  • Compreender e adaptar programas existentes e elaborar novos programas codificados na linguagem Python.

Em termos de competências espera-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de:

  • Utilizar a linguagem Python para elaborar programas simples, em ambiente de consola.
  • Desenvolver programas que incluam estruturas de controlo de seleção e estruturas repetitivas.
  • Utilizar funções em programas.
  • Distinguir diferentes formas de passagem de parâmetros a funções.
  • Executar operações básicas com vetores, matrizes e texto.
  • Tratar erros recorrendo a exceções.

Programa

1. Introdução à programação

2. Introdução ao Python
3. Tipos de dados
4. Estruturas de controlo de fluxo
4.1 Estruturas sequenciais
4.2 Estruturas de seleção
4.3 Estruturas de repetição
5. Funções
6. Estruturas de dados
6.1 Listas
6.2. Tuplos
6.3 Conjuntos
6.4 Dicionários
7. Tratamento de exceções
8. Ficheiros e diretórios
9. Introdução à programação orientada por objetos
10. Programação de interfaces gráficas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Codeone Publishing (2022). Python Programming for Beginners: The #1 Python Programming Crash Course for Beginners to Learn Python
Coding Well & Fast (with Hands-On Exercises)
Eric Matthes (2019). Python Crash Course, 2nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction to Programming 2nd Edition
Mark Lutz (2013). Learning Python, 5th Edition Fifth Edition
Luciano Ramalho (2022). Fluent Python: Clear, Concise, and Effective Programming 2nd Edition
Irv Kalb (2022). Object-Oriented Python: Master OOP by Building Games and GUIs
Maurice J. Thompson (2018). Python: The Bible