Programação II

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino baseia-se na exposição dos principais conceitos envolvidos, seguida de exemplos e da realização de fichas práticas de aplicação dos conceitos apresentados. A avaliação da disciplina compreende duas partes distintas: uma parte teórico-prática que consiste na realização de um exame ou duas provas escritas, e uma parte prática que consiste na realização de fichas de trabalho e um trabalho final. Na avaliação periodica as fichas contam 5 valores, o trabalho 5 valores e as provas escritas 10 valores. Na avaliação por exame, o trabalho conta 5 valores e o exame 15 valores.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve aprender a manipular dados na memória volátil e em ficheiro. Deve desenvolver competências para conceber e manipular estruturas de dados dinâmicas de dimensão variável e programas de alguma complexidade em C.

Programa

Algoritmos de ordenação e pesquisa.
Manipulação de ficheiros em C.
Ponteiros.
Definição de estruturas e tipos.
Alocação dinâmica de memória.
Listas ligadas.
Recursividade.
Estruturas em árvore.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Fichas e participação nas aulas - 25.0%
  • - Trabalho prático - 25.0%
  • - Provas escritas - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Trabalho - 25.0%
  • - Prova escrita - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

“C Programming: A modern Approach”. K. N. King, W. W. Norton & Company

“Linguagem C”, Luís Damas, FCA