Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a assinalar.
Métodos de Ensino
Os mestrandos terão a orientação e o apoio de um orientador do ISCAC (professor especialista ou professor doutorado). Poderão ter, também, um ou mais co-orientadores.
Resultados de Aprendizagem
O Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de investigação aplicado, centrando a análise numa realidade organizacional específica. Pretende-se a aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos aprendidos na área do marketing e dos negócios internacionais, procurando testar na prática uma teoria ou ainda desenhar planos de marketing de organizações específicas. O resultado poderá ser a redação de um caso organizacional real, seguindo o método científico na modelização da realidade, devendo ser de criação original e inovadora, de acordo com a metodologia de estudo de caso (Yin, 1994; 2001). A escolha deve incidir num contexto organizacional de contornos únicos ou singulares. O caso deve ainda identificar um problema ou problemas a solucionar e deve ser um trabalho crítico e revelador de fenómenos complexos.
Programa
O Projeto, no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, deverá contemplar os seguintes pontos:
1- Introdução (Breve enquadramento do estudo, apresentação breve da empresa em estudo, problema de investigação evidenciado e estrutura do texto escrito);
2- Enquadramento teórico (Revisão da literatura, definição de conceitos e questões de investigação);
3- Metodologia;
4- O estudo aplicado;
5- Discussão;
6- Conclusões (ensinamentos do estudo, contributos para a gestão e contributos para desenvolvimentos futuros);
7- Referências bibliográficas;
8- Anexos / Apêndices.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.
Yin, R. K. (2000). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman.
Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.
Citações: As citações e referências bibliográficas deverão ter em conta o estilo APA, que segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association. Ver, também, o guia para elaboração e apresentação do trabalho final do mestrado.