Projecto

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a assinalar

Métodos de Ensino

O aluno será orientado por um professor designado  pelo conselho técnico-científico

Resultados de Aprendizagem

O Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de investigação aplicada, focando
a análise numa realidade organizacional real. Pretende-se a aplicação dos conhecimentos
técnicos e científicos aprendidos, procurando testar na prática uma teoria, a aplicação de
técnicas e modelos de gestão, ou ainda desenhar planos estratégicos e/ou operacionais,
tendentes a verificar a sua adequação prática e compreensão dos fenómenos empresariais
específicos.
O resultado poderá ser a redação de um caso organizacional real, seguindo o método científico
na modelização da realidade, devendo ser de criação original e inovadora, de acordo com a
metodologia de estudo de caso (Yin, 1994; 2001 e Stake, 2000). A escolha deve incidir por si
só sobre um fenómeno organizacional de contornos únicos ou singulares, podendo ao mesmo
tempo ser isolado do seu contexto e refletir uma visão holística da realidade organizacional em
estudo. O caso deve ainda identificar um problema ou problemas a solucionar, e deve ser um
trabalho crítico e revelador de fenómenos complexos, retendo as características holísticas da
vida real.
Esta modalidade poderá também consistir na elaboração de um projeto de desenvolvimento
estratégico ou operacional de uma empresa real, tendente ao delinear de caminhos de
desenvolvimento futuros, para o todo ou para parte da organização, ou seja, poderá centrar-se
na proposta de medidas de reorganização e reorientação estratégica global, ou concentrar-se
numa área funcional específica da empresa quando isso se justifique para a organização

Programa

No âmbito do Mestrado em Gestão Empresarial, o relatório do estágio deverá incluir as seguintes partes:
1. Introdução (Breve referência ao tópico teórico enquadrador do trabalho, apresentação breve da entidade acolhedora, pertinência do estágio, questões / problemas pré-definidos pela organização, objetivos do trabalho realizado, problemas evidenciados e estrutura do texto escrito);
2. Enquadramento teórico (Revisão da literatura científica e técnica relativamente ao tópico teórico, definição de conceitos adotados, modelos conceptuais, técnicas aplicáveis, autores de referência, discussão e problematização dos tópicos aplicáveis);
3. Metodologia (métodos e técnicas usadas na recolha da informação sobre a entidade, procedimentos e tratamento da informação);
4.O estudo aplicado (narrativa da história da empresa, realidade organizacional, análise estratégica, funcional e inter-relacional com foco nas funções predominantes na actividade da empresa. Apresentação dos resultados obtidos nas questões de investigação);
5- Discussão (Análise crítica, diagnóstico de eventuais problemas, síntese entre as visões da literatura apresentadas no ponto 2, em comparação com a realidade organizacional analisada no ponto 4, gaps e desvios comportamentais, culturais ou estratégicos, medidas de desenvolvimento futuro);
6. Conclusões (ensinamentos do estágio, lições aprendidas e caminhos de desenvolvimento futuros para as funções desempenhadas e para a entidade);
7. Referências bibliográficas;
8. Anexos e Apêndices
O trabalho final deverá ser encadernado a quente e ter no máximo 80 páginas excetuando anexos ou Apêndices, em apenas um lado da página, com espaçamento de linhas de 1,5 espaços e com 10 pt.
A fonte será “Areal” e as margens devem ser de 3 cm à esquerda e 2,5 cm à direita, superior e inferior.
O parágrafo deve ser com avanço na primeira linha de 1,5pt. As páginas devem ser numeradas consecutivamente e organizadas da seguinte forma:
1. A capa do trabalho deverá conter a seguinte informação: nome do Instituto, tipo e título do trabalho, o nome do autor, o nome do mestrado, o nome do orientador e coorientador 5 se aplicável e a data. O modelo para a capa é apresentado em anexo e deverá ser impresso em cartolina;
2. A primeira página deverá conter o título do trabalho de projeto ou relatório de estágio, o nome do aluno, do(s) orientador (es) e a data;
3. A página de resumo (p. 2) deve conter o título do projeto e um único parágrafo que resume os principais aspetos do projeto em menos de 100 palavras (Resumo / Abstract). Segue-se uma lista de até quatro palavras-chave / keywords. Tanto o resumo como as palavras-chave devem incluir uma versão em inglês;
4. A terceira página será destinada aos agradecimentos;
5. O índice geral, e eventual índice de tabelas, figuras e/ou gráficos constará na página 4 e seguintes;
6. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto, seguindo o Sistema de referenciação APA (American Psychological Association, ou seja, incluindo entre parênteses o apelido do autor e o ano de publicação, tal como por exemplo (Schalman, 1997), ou se forem mais do que dois autores pelo apelido do primeiro autor e pela expressão et al seguido do ano de publicação (Johannessen et al, 2001).
Observe os seguintes exemplos de citações de artigos de revistas técnicas / científicas, de livros, de capítulos de livros editados e da Internet: Revista técnica / científica:
Johannessen, J.-A., Olsen, B. & Lumpkin, G. T. (2001). Innovation as newness: what is new, how new and new to whom? European Journal of Innovation Management, 4(1), 20-31. Williams, A. Mc. & Siegel D.S., (2011).
Creating and Capturing Value: Strategic Corporate Social Responsibility, Resource-Based Theory, and Sustainable Competitive Advantage, Journal of Management, 37(5), 1480-1495.
Livros: Yin, Robert K. (2001). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman.
Capítulos de livros editados: Stake. R. E. (2000). Case studies. In: N. K., Denzin & Y. S., Lincoln (eds.), Handbook of qualitative Research (pp. 435-454). London: Sage. Internet: Walt Disney Company. (1999). Disney’s Investors Relations – FAOs. Disponível: http://disney.go.com/corporate/investors/shareholder/fag.brml. acedido 15 Junho 1999.

7. Todas as figuras, gráficos, tabelas, são incluídos nas 50 páginas e devem ser numeradas consecutivamente com algarismos árabes pela ordem que aparecem no texto. A legenda deve ser incluída no caso dos gráficos e figuras. As tabelas devem ter um título. Todos os quadros, figuras e gráficos devem indicar a fonte bibliográfica;
8. No final do corpo do trabalho e antes dos anexos ou apêndices, devem ser listadas as referências bibliográficas, por ordem alfabética geral do apelido do primeiro autor, ordenados independentemente de se tratar de artigo, livro, capítulo de livro ou página da internet.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Nada a assinalar